No Evangelho de São Lucas, a doutrina da revelação de Cristo é sempre recebida e manifestada com santa alegria - a autêntica e verdadeira alegria cristã dos Filhos de Deus.
1. 'Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento (Lc 1, 14)
2. 'Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio' (Lc 1, 44)
3. 'Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador' (Lc 1, 47)
4. 'O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo' (Lc 2, 10)
5. 'Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas' (Lc 6, 23)
6. 'Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!' (Lc 10, 17)
7. 'Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos porque os vossos nomes estejam escritos nos céus' (Lc 10, 20)
8. 'Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)
9. 'E, depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo' (Lc 15, 5)
10. 'Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende' (Lc 15,10)
11. 'Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento' (Lc 15, 7)
12. 'Ele [Zaqueu] desceu [do sicômoro] a toda a pressa e recebeu-o alegremente (Lc 19,6)
13. 'Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto' (Lc 19, 37)
14. 'Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?' (Lc 24, 41)
15. 'Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo' (Lc 24, 52)