terça-feira, 31 de dezembro de 2019

OREMUS! (365)

A sequência diária e completa (uma postagem para cada dia do ano) destes pensamentos e reflexões está agora disponível na Página OREMUS! na Biblioteca Digital deste blog.

31 DE DEZEMBRO 

Oremus! [Oremos!]

Escreve Santo Afonso no prefácio do seu livrinho sobre a oração: tenho publicado várias obras espirituais. Parece-me, no entanto, que nenhuma escrevi, mais útil que o presente opúsculo, sobre a oração. Se me fosse possível, quisera mandar imprimir tantos exemplares deste livro quantos fiéis há na terra, e distribuí-los a todos, para que não houvesse um só que não se instruísse acerca da necessidade que todos temos de rezar.

Oremus! [Oremos!]... dizendo assim é que subo ao altar, todos os dias. E com que consciência posso eu convidar os fiéis à oração, se eu mesmo não rezo? Ou terei chegado ao ponto de não compreender essa palavra, e de não sentir a sua força? Oremus! [Oremos!]... é o convite que me faz a Igreja, tantas e tantas vezes ao dia. É a insistência de uma mãe que não quer perder os seus filhos. Oremus! [Oremos!]... é o resumo de todos os sermões, conferências e retiros de que eu preciso para melhorar a minha vida.

Oremus! [Oremos!]... é o aviso que Nosso Senhor me deu, tantas e tantas vezes, insistindo comigo neste ponto, mais que em qualquer outro. Oremus! [Oremos!]... seja este o último pensamento deste ano, para que seja a minha preocupação de todos os anos e de todos os dias. Que eu reze! Que eu não abandone a oração, para não chegar ao ponto de abandonar a Deus, e ser por Ele abandonado. Oremus! [Oremos!]... que este desejo de rezar possa agora suprir tudo o que eu não rezei durante a minha vida. Que esta preocupação me persiga sempre. Somente assim terei uma alma nova, para viver um Ano Novo. Sine intermissione orate! [Orai incessantemente! (sem interrupções) (1Ts 5,17)].

(Oremus — Pensamentos para a Meditação de Todos os Dias, do Pe. Isac Lorena, 1963, com complementos de trechos traduzidos do latim pelo autor do blog).