terça-feira, 9 de abril de 2019

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA A QUARESMA (III)

SOBRE A PRÁTICA DAS VIRTUDES

A vida moral gira ao redor das três virtudes teologais e das quatro virtudes cardeais. Para cada virtude (incluindo-se ainda a virtude da religião ou culto religioso), mencionamos os atos principais que se devem praticar e, em seguida, os pecados contrários a elas.


DEVEMOS... crer tudo o que Deus nos revelou e nos ensina por sua Igreja. Amar a Tradição e desconfiar das novidades. Estudar o catecismo e a doutrina cristã. Leitura espiritual. Fazer frequentes atos de fé, especialmente ao receber os sacramentos, ao rezar, etc. Conformar nossa conduta aos princípios da fé. Professar com valor nossa fé e saber defendê-la. Ser apóstolo. Lutar contra o erro.

É PECADO... rejeitar alguma verdade revelada. Consentir nas dúvidas contra a fé. Indiferentismo (pensar ou dizer que todas as religiões são boas). Viver todo o dia sem Deus. Esconder sua fé por covardia.

ESPERANÇA

DEVEMOS... pensar com frequência no Céu e nos bens eternos. Desejá-los ardentemente. Desprezar os bens e prazeres desta vida. Viver em um santo temor de ofender a Deus.

É PECADO... desconfiar da bondade e providência de Deus. Pretender que é impossível viver como verdadeiro cristão. Não pedir a graça para isso. Por toda sua confiança nas suas próprias forças e não em Deus. Presunção (valer-se da misericórdia de Deus para pecar). Colocar-se em ocasião de pecado.

CARIDADE

DEVEMOS... amar a Deus mais que tudo e ao próximo por amor de Deus. Fazer frequentes atos de amor a Deus. Viver em sua presença. Buscar agradar-lhe em tudo. Desejo da perfeição. Servi-lo com alegria. Procurar que Jesus reine. Fazer exame de consciência diário. Confissão frequente. Visita ao Santíssimo Sacramento. Estimar e honrar a nossos irmãos. Assisti-los e ajudá-los. Suportar seus defeitos. Delicadeza no trato com os demais. Guardar-se da murmuração. Dar esmolas. Buscar com zelo o bem das almas.

É PECADO... indiferença religiosa e tibieza espiritual. Não obrar com intenção reta. Fazer as coisas para ser visto pelos homens. Afeto excessivo pelas criaturas. Ódio ao próximo. Desprezo. Rancores. Julgar mal aos demais. Falar mal deles. Murmuração. Inveja. Discórdias. Disputas. Dar mau exemplo. Causar escândalo. Aprovar a má conduta dos amigos.

PRUDÊNCIA

DEVEMOS... obrar em tudo com prudência e inteligência, segundo o que convém para alcançar nossa salvação e perfeição. Refletir antes de agir. Docilidade para aprender da experiência. Docilidade aos conselhos do diretor espiritual, dos superiores, dos amigos. Organização. Prontidão para obrar o bem.

É PECADO... precipitação. Fazer tudo 'de qualquer jeito'. Inconstância. Negligência. Usar de astúcia e pequenos enganos para 'sair limpo'. Perder tempo.

JUSTIÇA

DEVEMOS... antes morrer que cometer qualquer injustiça. Restituir se for o caso. Fazer passar o bem comum antes que o interesse próprio. Ter o culto do dever. Amar o trabalho bem feito. Obedecer aos seus superiores e buscar o bem de seus inferiores. Usar os seus bens para a utilidade de todos e não somente para si próprio. Amar e respeitar a família e a pátria.

É PECADO... prometer muito e não cumprir nada. Não devolver o emprestado. Avareza. Chegar sempre tarde ao trabalho, aos seus compromissos, à Missa! Descuidar de suas obrigações. Não pedir perdão por suas faltas ou erros.

FORTALEZA

DEVEMOS... para salvar-nos, estar dispostos a morrer ou sofrer qualquer coisa antes que pecar gravemente. Sofrer com paciência. Atacar com valor e audácia os obstáculos postos ao bem. Desejar fazer grandes coisas. Preparar nossa alma para o martírio, se Deus se dignasse chamar-nos a ele. Perseverar no bem durante toda a nossa vida, apesar das dificuldades.

É PECADO... temer mais os males temporais que o inferno. Apartar-se do bem por temor ou debilidade. Expor-se ao perigo com temeridade, confiando demasiado em suas forças. Ambição, vanglória, jactância, hipocrisia (fingir uma virtude que não se tem); Languidez (fugir de todo esforço e render-se diante da primeira dificuldade). Preguiça. Ócio. Desalento.

TEMPERANÇA

DEVEMOS... usar dos bens sensíveis segundo as necessidades da vida presente. Fugir das coisas torpes, amar a beleza da virtude. Abstinência e sobriedade nas comidas. Pequenas privações. Jejuns. Castidade e pudor. Evitar todo contato sensual. Fugir das ocasiões de pecado. Mortificar a imaginação, pensamentos de vaidade, invejas, etc. Mortificar sobretudo a vontade própria com a obediência. Reconhecer facilmente suas faltas ou erros e pedir perdão. Não singularizar-se em nada. Não buscar o êxito senão o serviço de Deus. Aceitar e amar as humilhações, que são o que mais nos santifica. Mansidão. Modéstia. Amor da pobreza, moderação e simplicidade. Amar o silêncio e o recolhimento.

É PECADO... gula; comer fora de tempo ou com excesso. Falar demasiado e com bufonaria. Luxúria (ver o sexto mandamento). Danças licenciosas. Maus olhares. Ver e desejar ver maus programas  na televisão. Drogas, etc. Insensibilidade e crueldade. Soberba. Susceptibilidade. Respeito humano e medo do 'que se diz de nós'. Não aceitar nenhuma observação corretiva. Amor desordenado da própria liberdade e independência. Curiosidade nas coisas más ou inúteis. Excesso no jogo e diversões. Não levar nada a sério.

RELIGIÃO

DEVEMOS... entregar-nos a Deus com fervor, para cumprir a sua vontade. Rezar com atenção e perseverança. Devoção terna e sólida à Santíssima Virgem, aos anjos e a todos os santos. Reparar pelos pecados e consolar o Coração Imaculado de Maria. Imitar suas virtudes. Meditação. Rezar o Rosário só ou em família. Adorar a Deus e oferecer-lhe sacrifícios. Assistir com frequência a Santa Missa. Santificar o domingo.

É PECADO... falta de contrição na confissão, de fervor na comunhão e ação de graças e de atenção nas orações. Não cumprir os votos prometidos.

(Do 'Missal Romano Quotidiano', de Dom Gaspar Lefebvre, 1963)



Fonte: - Missal Romano Quotidiano por Dom Gaspar Lefebvre, 1963