sexta-feira, 2 de março de 2018

CATECISMO MAIOR DE PIO X (I)


BREVE HISTÓRIA DA RELIGIÃO 

Princípios e Noções Fundamentais 

1. Deus, sapientíssimo Criador de todas as coisas, ordenou-as todas a Si como a último fim, ou seja, para que lhe dessem glória manifestando as divinas perfeições nos bens que lhes comunicou. O homem, criatura principal deste mundo visível, devia também promover e realizar este fim conforme a sua natureza racional, com os atos livres de sua vontade, conhecendo, amando e servindo a Deus, para alcançar depois desta sorte o galardão que do mesmo Senhor havia de receber. Este vínculo moral ou lei universal, com que o homem obtém naturalmente ligado a Deus, chama-se religião natural. 

2. Mas, havendo a bondade divina preparado para o homem uma recompensa muito superior do que ele pudesse pensar e desejar, isto é, querendo torná-lo partícipe de sua mesma bem-aventurança, como já não bastasse para fim tão elevado a religião natural, era necessário que Deus mesmo lhe instruísse nos deveres religiosos. Disto se segue que a religião, desde o início, teve que ser revelada, ou seja, manifestada por Deus ao homem. 

3. Na verdade, Deus revelou a religião a Adão e aos primeiros Patriarcas, os quais sucedendo-se uns aos outros e vivendo juntos muitíssimo tempo, podiam transmiti-la facilmente, até que Deus nosso Senhor formou um povo que a guardasse até a vinda de Jesus Cristo, nosso Salvador, Verbo de Deus encarnado, mas que a cumpriu, aperfeiçoou e confiou à guarda da Igreja por todos os séculos. Tudo o que é demonstrado pela história da religião, confunde-se assim, pode-se dizer, com a história da humanidade. Que é coisa manifesta, que todas as que se chamam religiões, fora da única verdadeira revelada por Deus, da qual falamos, são invenções dos homens e desvios da Verdade, algumas das quais conservam uma parte, mista, porém com muitas mentiras e absurdos. 

4. Enquanto as seitas ou divisões que fizeram da Igreja Católica, Apostólica, Romana, suscitaram-nas e promoveram, ou os homens presunçosos, que abandonaram o sentir da Igreja universal por se afastarem voluntária e obstinadamente após algum erro próprio ou alheio contra a fé, e são os hereges, ou homens orgulhosos e cobiçosos de mando, que acreditando-se mais iluminados que a santa Igreja, arrancaram-lhe uma parte de seus filhos, para rasgar, contra a palavra de Jesus Cristo, a unidade católica, separando-se do Papa e do Episcopado a Ele unido, e são os cismáticos. Enquanto isso, o fiel cristão católico, que inclina sua razão para a palavra de Deus, pregada em nome da santa Igreja por legítimos Pastores, e cumpre fielmente a santa divina lei, caminha com segurança pelo caminho que lhe guia a seu último fim, e quanto mais se instrui na religião, adquire uma visão sempre mais razoável da santa fé. 

5. Este foi totalmente o modo estabelecido por Deus para a perpétua tradição da religião: a sucessiva e contínua comunicação dos homens entre si, de modo que a verdade ensinada pelos maiores se transmitisse em igual forma aos descendentes; que durou até depois que, no curso do tempo, o Espírito Santo moveu diversos escritores para colocar em livros, compostos sob sua inspiração, uma parte da lei divina. Estes livros, escritos com a inspiração de Deus, chamam-se Sagrada Escritura, Livros Santos ou Bíblia Sagrada. Chamam-se livros do Antigo Testamento os que se escreveram antes da vinda de Jesus Cristo, e os que foram escritos depois chamam-se do Novo Testamento. 

6. Aqui Testamento é o mesmo que Aliança ou Pacto feito por Deus com os homens, a saber: salvá-los por meio de um Redentor prometido, com a condição de que prestassem fé à sua palavra e obediência às suas leis. O Antigo Pacto primeiro Deus estabeleceu com Adão e Noé, e depois mais especialmente com Abraão e seus descendentes; pacto que exigia a fé no Messias e no futuro Redentor e a guarda da lei dada por Deus no início e, posteriormente, promulgada a seu povo através de Moisés. O Novo Pacto ou Nova Aliança, após a vinda de Jesus Cristo, Redentor e Salvador nosso, Deus a estabelece com todos os que recebem o sinal que Ele próprio determinou, que é o Batismo, e que nEle creem e guardam a lei que o mesmo Jesus Cristo veio aperfeiçoar e completar, pregando-a em pessoa e ensinando-a em palavras aos Apóstolos. Estes receberam de seu divino Mestre o mandato de pregar por toda parte o santo Evangelho e, na verdade, pregaram-no realmente em palavras, antes de ter sido escrita por inspiração divina, como era então. Mas, nem todos, nem apenas os Apóstolos escreveram, e, certamente, nem escreveram tudo o que tinham visto e ouvido. 

7. Porquanto acabamos de dizer e pelo que indicamos no número 5, compreende-se a suma importância da Tradição divina, que é a mesma palavra de Deus, declarada por Ele mesmo de viva voz a seus primeiros ministros. Nela também se estriba nossa fé, em base muito sólida. 

8. Essa Tradição Divina, junto com a Sagrada Escritura, ou seja, toda a palavra de Deus escrita e transmitida de viva voz, foi confiada por Nosso Senhor Jesus Cristo a um depositário público, perpétuo, infalível, ou seja, a santa Igreja Católica e Apostólica; a qual, fundada no tempo nesta divina Tradição, apoiada pela autoridade que Deus lhe deu e reforçada com a prometida assistência e direção do Espírito Santo, define quais livros contêm a divina revelação, interpreta as escrituras, corrige o significado em dúvida que sobre elas ocorrem, decide as coisas que pautam a fé e os costumes, e julga com sentenças inapeláveis sobre quaisquer matérias relativas a estes pontos de suprema importância para que, de forma alguma, possam confundir as mentes e os corações dos crentes fieis. 

9. Mas note-se que este julgamento compete àquela parte escolhida da Igreja que se denomina docente ou ensinante, formada, primeiro, pelos Apóstolos, e depois, por seus sucessores - os bispos, com o Papa à sua cabeça, que é o Romano Pontífice, sucessor de São Pedro. O Sumo Pontífice, dotado por Jesus Cristo da mesma infabilidade de que está adornada a Igreja, e que lhe é necessária para conservar a unidade e pureza da doutrina, pode, quando fala ex cathedra, isto é, como Pastor e Doutor de todos os cristãos, promulgar os mesmos decretos e pronunciar os mesmos juízos que a Igreja no que toca a fé e os costumes, aos quais ninguém pode desafiar sem comprometer a sua fé. Além disso, pode exercer sempre a suprema autoridade em todas as questões relativas à disciplina e ao bom governo da Igreja e os fiéis devem obedecer-lhe com sincero obséquio da mente e do coração. Em obediência a esta suprema autoridade da Igreja e do Sumo Pontífice - por cuja autoridade propõem-se-nos as verdades da fé, impõem-se-nos as leis da Igreja e se nos manda tudo quanto o bom governo dela é necessário - consiste a regra de nossa fé.

(Do Catecismo Maior de Pio X)