segunda-feira, 5 de março de 2018

CATECISMO MAIOR DE PIO X (II)


PRIMEIRA PARTE

RESUMO DA HISTÓRIA DO ANTIGO TESTAMENTO

Criação do mundo

10. No princípio, Deus criou o céu e a terra, com tudo o que no céu e na terra contém, e embora pudesse terminar esta grande obra em um momento, quis usar seis períodos de tempo, o que a Sagrada Escritura chama de dias. No primeiro dia disse Ele: Faça-se a luz, e houve luz; no segundo fez o firmamento e no terceiro separou as águas da terra e mandou que produzisse ervas, flores e toda sorte de frutos; no quarto fez o sol, a lua e as estrelas; no quinto criou os peixes e as aves; no sexto criou todos os outros animais e finalmente criou o homem. No sétimo dia, Deus deixou de criar, e neste dia, que chamou de sábado, que quer dizer descanso, mandou mais tarde, através de Moisés, ao povo hebreu que fosse a Ele santificado e consagrado.

Criação do homem e da mulher

11. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e assim o fez: formou o corpo da terra e depois soprou em seu rosto, infundindo-lhe uma alma imortal. Deus impôs ao primeiro homem chamado Adão, que significa formado da terra, e o colocou em um lugar cheio de delícias, chamado Paraíso terrestre.

12. Mas Adão estava só. Querendo, pois, Deus associar-lhe uma companheira e consorte, infundiu-lhe um profundo sono, e enquanto dormia tirou-lhe uma costela, da qual formou a mulher que apresentou a Adão. Ele a recebeu com agrado e a chamou Eva, que quer dizer vida, porque havia de ser mãe de todos os viventes.

Dos Anjos

13. Antes do homem, que é a criatura mais perfeita de todo o mundo sensível, Deus havia criado uma multidão infinita de outros seres mais elevados, de natureza mais elevada do que o homem, chamados Anjos.

14. Os Anjos, sem forma ou figura alguma sensível, porque são puros espíritos, criados para subsistir sem estar unidos a corpo algum, haviam sido feitos por Deus à sua imagem, capazes de conhecer-lhe e amar-lhe, e livres para fazer o bem e o mal.

15. No momento da prova, muitos desses espíritos permaneceram fiéis a Deus; mas muitos outros pecaram. Seu pecado foi de soberba, querendo ser semelhantes a Deus e não depender dEle.

16) Os espíritos fiéis, chamados Anjos bons ou Espíritos celestes, ou simplesmente Anjos, foram recompensados com a eterna felicidade da glória.

17. Os espíritos infiéis, chamados Diabos ou Demônios, com seu cabeça, chamado Lúcifer ou Satanás, foram expulsos do céu e condenados ao inferno por toda a eternidade.

Pecado de Adão e Eva e seu castigo

18. Deus havia posto Adão e Eva em estado de perfeita inocência, graça e felicidade, isentos, portanto, da morte e de todas as misérias de alma e corpo.

19. Ele havia permitido que comessem de todos os frutos do Paraíso terrestre, proibindo-lhes provar somente do fruto de uma árvore que estava no meio do Paraíso, e que a Escritura denomina árvore da ciência do bem e do mal. Chamou-se-lhe assim porque por meio dela Adão e Eva, em virtude de sua desobediência, conheceram o bem e o mal, isto é, teriam aumento de graça e de felicidade ou, como pena por sua desobediência, eles e seus descendentes ficariam privados daquela perfeição experimentando o mal, tanto espiritual como corporal. Deus queria que Adão e Eva, com a homenagem desta obediência, reconhecessem que era o Senhor e Mestre. O demônio, invejoso de sua felicidade, tentou Eva, falando por meio da serpente e instigando-a quebrar o mandamento recebido. Eva tomou do fruto proibido, comeu, levou Adão a dele comer também, e ambos pecaram.

20. Este pecado acarretou a eles e a toda a raça humana os mais desastrosos efeitos. Adão e Eva perderam a graça santificante, a amizade com Deus e o direito à bem-aventurança, tornando-se escravos do diabo e merecedores do inferno. O Senhor pronunciou sobre eles a sentença de morte, desterrou-os daquele lugar de delícias e os lançou fora para que ganhassem o pão com o suor de seu rosto, entre inúmeros trabalhos e fadigas.

21. O pecado de Adão propagou-se em seguida a todos os seus descendentes, exceto Maria Santíssima, e é aquele com que todos nascemos e se chama pecado original.

22. O pecado original mancha nossa alma desde o primeiro instante de nosso ser, faz-nos inimigos de Deus, escravos do demônio, desterrados para sempre da bem-aventurança, sujeitos à morte e a todas as demais misérias.

(Do Catecismo Maior de Pio X)