quinta-feira, 11 de maio de 2017

DISCURSO DE LOUVOR À VIRGEM

Salve, ó Maria, Mãe de Deus, virgem e mãe, estrela e vaso de eleição! 

Salve, Maria, virgem, mãe e serva: virgem, na verdade, por virtude daquele que nasceu de ti; mãe, por virtude que cobriste com panos e nutriste em teu seio; serva, por aquele tomou de servo a forma! Como Rei, quis entrar em tua cidade, em teu seio, e saiu quando lhe aprouve, cerrando para sempre sua porta, porque concebesse sem concurso de varão, e foi divino teu parto.

Salve Maria, templo santo, como o chama o profeta Davi, quando diz: 'O teu templo é santo e admirável em sua justiça' (Sl 14, 6)

Salve Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba; salve, Maria, lâmpada inextinguível; salve, porque de ti nasceu o sol de justiça. 

Salve, Maria, morada da infinitude, que encerraste em teu seio o Deus infinito, o Verbo unigênito, produzindo sem arado e sem semente a espiga incorruptível!

Salve, Maria, mãe de Deus, aclamada pelos profetas, bendita pelos pastores, quando, com os anjos, cantaram o sublime hino de Belém: 'Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontad'e' (Lc 2, 14). 

Salve, Maria, Mãe de Deus, alegria dos anjos, júbilo dos arcanjos que te glorificam no céu!

Salve, Maria, Mãe de Deus: por ti adoraram a Cristo os Magos guiados pela estrela do Oriente; salve, Maria, Mãe de Deus, honra dos apóstolos!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem João Batista, ainda que no seio de sua mãe, exultou de alegria, adorando como luzeiro a perene luz!

Salve, Maria, Mãe de Deus, que trouxestes ao mundo graça inefável, da qual diz São Paulo: 'apareceu a todos os homens a graça de Deus salvador' (Tt 2, 1).

Salve, Maria, Mãe de Deus, que fizesse brilhar no mundo aquele que é luz verdadeira, nosso Senhor Jesus Cristo, que diz em seu Evangelho: 'Eu sou a luz do mundo' (Jo 8, 12). 

Deus te salve, Mãe de Deus, que alumiaste aos que estavam nas trevas e sombras de morte; porque o povo que jazia nas trevas viu uma grande luz (Is 9,2), uma luz não outra senão Jesus Cristo, nosso Senhor, luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a esse mundo (Jo 1, 9). 

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem se apregoa no evangelho: 'bendito o que vem em nome do Senhor' (Mt 21, 9), por quem se encheram de igrejas nossas cidades, campos e vilas ortodoxas!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o vencedor da morte e o destruidor do inferno!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o autor da criação e o restaurador das criaturas, o Rei dos Céus!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem floresceu e refulgiu o brilho da ressurreição!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem luziu o sublime batismo da santidade no Jordão!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem o Jordão e o batista foram santificados e o demônio foi destronado!

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem é salvo todo espírito fiel!

(Discurso de louvor à Virgem, de São Cirilo de Alexandria, no Concílio de Éfeso)