quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A BÍBLIA EXPLICADA (VIII)

Breve descrição dos Quatro Evangelhos*

1. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus

Da vida de São Mateus, anteriormente chamado Levi, sabemos muito pouco. Ele era um republicano, ou seja, um coletor de impostos em Cafarnaum, até que um dia Jesus o chamou para o apostolado, dizendo simplesmente: 'Segue-me', e Levi 'levantou-se e O seguiu' (Mat 9,9 ). Sua vida apostólica se desenvolveu inicialmente na Palestina, junto com os outros apóstolos e, mais tarde, pregou provavelmente na Etiópia (África), onde parece sofreu também o martírio. Seu corpo é venerado na Catedral de Salerno (Itália ) e sua festa é celebrada em 21 de setembro.

São Mateus foi o primeiro a escrever a Boa Nova em forma de livro, entre os anos 40 e 50 anos da era cristã. Ele foi escrito em aramaico ou siríaco, para os judeus da Palestina que usavam esse idioma. Mais tarde, este Evangelho, cujo texto aramaico se perdeu, foi traduzido para o grego. O propósito de São Mateus foi o de demonstrar que Jesus é o Messias prometido, porque nEle se cumpriram as profecias dos profetas. Para os seus leitores imediatos, não havia melhor prova do que esta, que também nós experimentamos ao ler seu Evangelho, tão vigoroso no exercício dessa comprovação.

2. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos

Marcos, que antes se chamava João, era o filho daquela Maria em cuja casa se reuniam os discípulos do Senhor (Atos 12, 12). É provável que esta mesma casa tenha sido cenário de grandes eventos bíblicos como a Última Ceia e a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Com seu primo Barnabé, e com Marcos, acompanhou São Paulo na sua primeira viagem apostólica até a cidade de Perge, na Panfília (At 13,13). Mais tarde, entre os anos 61 e 63, o encontramos mais uma vez ao lado do Apóstolo dos Gentios, quando este estava preso em Roma.

São Pedro chama de Marcos de 'meu filho' (I Ped 5,13), o que sugere supor que ele foi batizado pelo Príncipe dos Apóstolos. A tradição mais antiga confirma, por unanimidade, que, em Roma, Marcos transmitia ao povo os ensinamentos de seu pai espiritual, escrevendo ali, por volta dos anos 50-60, o seu Evangelho, que é, consequentemente, o de São Pedro. O propósito do segundo Evangelista é mostrar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que todas as coisas na natureza, e até mesmo os demônios, estão sujeitos a Ele. Por isso, relata principalmente os milagres e a expulsão de espíritos malignos, realizados por Jesus.

O Evangelho de São Marcos é o mais breve dos quatro, apresentando, de forma sintética, muitas passagens dos Sinóticos, embora seja revestido de especial interesse porque narra alguns episódios que lhe são exclusivos únicos e também por fornecer muitas nuances próprias, que permitem compreender melhor os outros Evangelhos. São Marcos morreu em Alexandria do Egito, cuja igreja então governava. Seu corpo é venerado em Veneza, cidade que o tem por patrono.

3. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

O autor do terceiro Evangelho, 'Lucas, o médico' (Col 4,14), era um sírio nascido em Antioquia, de família pagã. Ele teve a sorte de ser convertido à fé de Jesus Cristo e encontrar São Paulo, de quem foi companheiro e discípulo fiel durante muitos anos, convivendo com ele até a sua prisão em Roma. De acordo com seu próprio testemunho (Lc 1,3 ) Lucas relatou 'tudo exatamente desde o princípio' e escreveu para deixar a tradição oral registrada (Lc  1,4). 

Não há dúvida de que uma de suas principais fontes de informação foi o próprio Paulo e é muito provável que tenha recebido também informações da Santíssima Mãe de Jesus, especialmente em relação à infância do Senhor, uma vez que Lucas é o único a se referir a ela com algum detalhe. Por seus relatos sobre o menino e sua mãe, foi chamado o 'evangelista da Virgem'. Daí a lenda que atribui a Lucas de ter pintado o primeiro de Maria.

Lucas é chamado também de 'evangelista da misericórdia', por ser o único que nos revela as parábolas do filho pródigo, da dracma perdida, do Bom Samaritano, etc. Este terceiro Evangelho foi escrito em Roma, ao final do primeiro cativeiro de São Paulo, ou seja, entre os anos de 62 e 63. Tem como alvo os cristãos das igrejas fundadas pelo Apóstolo dos Gentios, assim como Mateus dedicou-se mais particularmente a mostrar aos judeus o cumprimento das profecias realizadas em Cristo. Assim, o Evangelho de Lucas contém um relato da vida de Jesus que podemos considerar o mais completo de todos e escrito propositadamente para os que somos cristãos dos gentios.

4. Evangelho de Jesus Cristo segundo São João

São João, natural de Betsaida, na Galileia, era irmão de Tiago Maior, ambos filhos de Zebedeu e Salomé, irmã da Virgem Maria. Por ter sido primeiramente discípulo de São João Batista e buscando de todo o coração o reino de Deus, seguiu depois a Jesus, tornando-se depois o seu discípulo favorito. Da cruz, o Senhor lhe confiou Sua Mãe Santíssima, da qual João, desde então, cuidou como sua própria.

João era aquele discípulo 'a quem Jesus amava' e que, na Última Ceia, 'reclinado ao peito de Jesus' (Jo 13, 23), como um seu amigo coração e testemunha íntima do Seu amor e de Suas dores. Depois da Ressurreição, João  ficou em Jerusalém como uma das 'colunas da Igreja' (Gal 2, 9) e, mais tarde, mudou-se para Éfeso, na Ásia Menor. Banido pelo imperador Domiciano (81-95) para a ilha de Patmos, escreveu ali o Apocalipse. Com a morte do tirano, pôde regressar a Éfeso, sendo ignorados a data e quaisquer detalhes de sua morte (cf. Jo 21,23).

Além do Apocalipse e de três epístolas, compôs, ao final do primeiro século, ou seja, cerca de trinta anos após a Sinópticos e da queda do Templo, este Evangelho que visa fortalecer a fé no messianismo e na divindade de Jesus Cristo, completando, assim, os Evangelhos anteriores, principalmente do ponto de vista espiritual, pelo que tem sido chamado de 'evangelista do amor'. Sua linguagem é a mais culta nos textos sagrados, como evidenciado já no seu prólogo que, pela sublimidade sobrenatural de seu assunto, não tem similar na literatura da humanidade.

(* Excertos da obra 'Santa Bíblia', de Mons. Juan Straubinger, tradução muito famosa da Bíblia em países de língua espanhola)