domingo, 10 de fevereiro de 2013

AVANÇA PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS!

'Avança para águas mais profundas' (Lc, 5,4). A orientação imperativa de Jesus aos pescadores, às margens do Lago de Genesaré, é um clamor que reverbera a todos os homens de todos os tempos. Que os filhos de Deus manifestem, além dos horizontes estreitos de sua religiosidade comum, a vocação de autênticos apóstolos, movidos na plenitude do amor e da generosidade de corações verdadeiramente cristãos. Não nos basta sermos artífices da graça de Deus em nós; neste quinto domingo do Tempo Comum, Jesus nos convoca a sermos missionários das graças de Deus para a salvação de muitos.

Após uma noite de duro trabalho totalmente infrutífero, os pescadores exaustos sabiam e tinham razões mais do que suficientes para julgar que o pedido de Jesus seria inútil. Com toda a experiência acumulada de anos de pesca naquelas águas, da pescaria mais adequada sob a luz noturna, voltar às águas à luz da manhã parecia um despropósito completo. Pedro, no entanto, abre mão do seu conhecimento especializado e do seu juízo dos fatos, em obediência e em generosa confiança às palavras do Mestre. Naquele pescador de lida bruta, Jesus divisou a alma do verdadeiro apóstolo! E o milagre dos peixes antecipou o milagre da salvação dos homens. 

Quanto trabalho e esforço em vão dispensaram tantos pescadores naquela noite sem resultados... E, certamente, eles eram os mais preparados e os mais qualificados para a tarefa. Não são assim as práticas daqueles que se vêem em suas obras? Que partilham com os outros sua diligência e disponibilidade como   senhores dos seus dons? E, por mais que julguemos tais obras meritórias do ponto de vista das concepções humanas, são apenas trabalho e esforço vão de pescadores qualificados e disponíveis.

Porque foi o próprio Cristo quem nos alertou: 'Sem mim, nada podeis fazer' (Jo, 15,5). E nada é nada mesmo. Sem a reparação infinita por Jesus Cristo, qualquer atitude nossa, por maior que seja sua relevância e excepcionalidade, torna-se meramente figurativa e essencialmente insignificante, porque moldada na superficialidade dos valores humanos. Não dissemos em outro momento que, neste contexto, mesmo a vida ímpar de caridade de uma Madre Teresa de Calcutá, por exemplo, por maior valor humano intrínseco que tenha tido, constitui em si uma completa inutilidade para a glória de Deus? Esta santificação extraordinária, como obra de apostolado, somente foi possível porque foi feita com Cristo, em Cristo e por Cristo.

Eis porque se impõe o avanço confiante às águas mais profundas, onde estão perdidos os que ainda não conhecem os mistérios e as graças divinas, no submundo das drogas, do aborto e do hedonismo, nas trevas do pecado, do ateísmo e da indiferença religiosa. Em águas profundas, com Cristo, por Cristo e em Cristo, um nosso ato de generosidade confiante é capaz de produzir prodígios, um nosso ato de amor tem o poder de operar milagres! E, apóstolos de nossos dias, como Pedro e os homens à beira do Lago de Genesaré, somos também, então, convertidos em pescadores de homens! Como eles, poderemos, então, 'levar as barcas para a margem, deixar tudo e seguir a Jesus' (Lc, 5,11).