sábado, 3 de fevereiro de 2024

UMA PROFECIA FRANCISCANA


Conta-se que Nostradamus  [ou Michel de Nostredame (1503 - 1566), farmacêutico e médico francês que alcançou notoriedade mundial pela sua suposta capacidade de prever o futuro] encontrava-se, certa ocasião, em viagem a cavalo às portas da cidade italiana de Ancona quando se deparou diante de três monges franciscanos, vestidos como mendigos, nos seus votos de fé e da sua adesão à pobreza de Cristo.

Mal eles haviam trocado um olhar com o viajante solitário, quando Nostradamus os surpreendeu ao desmontar rapidamente e se ajoelhar diante de um deles, prostrando a cabeça humildemente. Os monges surpresos insistiram para que ele se levantasse, mas Nostradamus recusou, dizendo: 'Devo me curvar e dobrar os meus joelhos diante de Sua Santidade'.

O objeto de sua atenção era o Irmão Felice Peretti que, antes de abraçar a vida monástica, havia sido um simples pastor de porcos. Os franciscanos partiram desse encontro um tanto quanto inquietos mas o fato é que, 40 anos depois, em 1585, Felice Peretti ascendeu ao trono de São Pedro sob o nome de Sisto V. 

No dia em que foi coroado apóstolo do cristianismo, Nostradamus já estava morto há muitos anos, mas o antigo pastor de porcos, promovido a pontífice, lembrou-se do viajante desconhecido que, quatro décadas antes, havia previsto tão grande honra no seu destino. Seu papado durou apenas 5 anos (1585 - 1590) mas, fiel à retidão franciscana, realizou uma obra monumental.