sábado, 8 de maio de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: ACEITAR A PROVAÇÃO EM PAZ


O sofrimento que provém de suas tentações será útil a partir do momento em que você rejeitar, por um um ato de vontade própria, tudo o que manifestar em você contra Deus. Caridade e egoísmo lutam um contra o outro. E a sua alma é o seu campo de batalha consciente. É daí que vem a dor, que é um efeito, e não uma causa. É o resgate necessário para a purificação. Mas tenha ciência então que a união, pelo menos das duas vontades, acabou e que isso incorre em uma ruptura. E que essa união é tudo para você.

Aceita aquele estado que Deus deseja para você, entre o céu e a terra. Renuncie cada vez mais às alegrias deste mundo e aguarde em paz, com confiança e com alegria pelas tão consoladoras visitas de Jesus. Porque virá o Calvário. Essa é a rigorosa lei do progresso espiritual; esse é o caminho da verdadeira união.

Portanto, permaneça nele, custe o que custar; nunca o abandone, por nenhum pretexto. Espera, espera e ame: 'Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?' (Lc 24, 26). O discípulo não pode ser maior que o Mestre. Pode acontecer que você se sinta muito distante de Deus e, na verdade, esteja realmente mais próximo dEle.

Não, você não está fora do seu caminho. Ao contrário: você caminha por ele, embora não o veja. Você tem consciência apenas da escuridão e da amargura. Mas Deus faz seu dever de casa e é a luz dEle que lhe cega. É a sua doçura que lhe faz sentir essa impressão de cinzas e fel. Deus está dentro de você e lhe fortalece. Acredite nisso com simplicidade e humildade. Para onde tudo isso está lhe conduzindo? Para Deus. Seja paciente. Esconda a sua provação.

Se puder, sorria exteriormente e esteja convencido de que ninguém pode intervir nisso. Deus está trabalhando, e você tem que deixar que Ele realize o seu trabalho. Mesmo porque ninguém o deterá. Você pode apenas apressar a ação dele, amando-o e dizendo: Adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua - 'Venha a nós o Vosso reino e seja feita a Vossa vontade'.

Creia, uma vez mais, que este é um processo de amor. Que tende a lhe humilhar, purificar no sentido espiritual e universal da palavra, fortalecer e lhe temperar. Você sofrerá tanto mais quanto maior for a tarefa a realizar e quanto mais completa essa for realizada; mas tudo isso será para a sua verdadeira felicidade. Você ficará feliz quando já não for mais você mesmo e quando tudo for mudado em você por obra dEle. É preciso orar, santificar e esperar.

Não é adequado analisar e reanalisar suas próprias provações. Vale mil vezes mais aceitar de uma vez, orar e se entregar direta e imediatamente a Deus. Temos que nos voltar francamente para Deus e nos entregar totalmente a Ele, apesar da relutância humana. Reze sempre, medite bem no fundo do seu coração; contemple-se no seu íntimo. Mas o que o irá iluminar de verdade e acima de tudo será a sua oração confiante.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte II -  A Ação de Deus; tradução do autor do blog)