quinta-feira, 18 de junho de 2015

NOSSA SENHORA DE TODOS OS NOMES (4)

4. NOSSA SENHORA DO SORRISO

Quando Santa Teresa de Lisieux, a Teresinha do Menino Jesus, tinha quatro anos, a sua mãe - Zélia Guerin - adoeceu subitamente e morreu poucos meses depois. Teresinha foi, então, criada por sua irmã Paulina. Quando Paulina ingressou no Carmelo de Lisieux, em  outubro de 1882, Terezinha perdeu a sua 'segunda mãe' e entrou, então, em tristeza profunda. Na angústia que se seguiu a estas duas perdas dolorosas, a menina desenvolveu um quadro de regressão emocional que culminou em profunda depressão motivada por frustração afetiva. Paulina e o pai intercederam com orações e súplicas à Virgem pela cura de Teresinha. E é ela quem nos conta como esta cura ocorreu no seu livro autobiográfico ‘História de uma alma’:

'No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes ... do leito, ao desviar meu olhar para a imagem de Nossa Senhora [que ficava ao lado do seu leito], eis que a Santíssima Virgem me apareceu, tão bonita cmo nunca vira algo semelhante; seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que me calou fundo na alma foi o ‘sorriso encantador da Santíssima Virgem’. Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto, como lágrimas de pura alegria... Ah! pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz… por causa das orações [feitas por intenção de sua cura], eu tive a graça de receber o sorriso da Rainha do Céu'.

À imagem, Santa Teresinha deu o título de ‘Virgem do Sorriso’ e, com esta invocação, deu origem à essa devoção a Nossa senhora na sua família e no Carmelo de Lisieux, onde ingressou mais tarde; daí, após a sua morte, a devoção foi propagada para o mundo inteiro pelas ordens carmelitas. Por meio dessa devoção, muitos doentes de depressão e outras síndromes psicossomáticas foram curados. A imagem de Nossa Senhora do Sorriso, de Santa Teresinha, tem menos de noventa centímetros de altura, e atualmente é venerada na Capela do Carmelo de Lisieux, logo acima da cripta de vidro que guarda as relíquias da santa.

Nossa Senhora do Sorriso, rogai por nós!