sexta-feira, 15 de maio de 2020

O QUE DIZER QUANDO NOS FALAM...

O que dizer quando nos falam...

... que a igreja tornou-se um lugar de risco mortal e não de salvação eterna?

... que a vocação da caridade cristã é nos esconder dos nossos semelhantes em momentos extremos?

... que o lugar de cristãos é ficar em casa rezando para Deus nos proteger para que o vírus não venha bater à nossa porta?

... que o medo da morte precoce libera o cristão de praticar a caridade?

... que o medo da morte precoce libera o cristão de praticar o martírio? (ou talvez isso seja para os santos? Mas, se não formos santos, o Céu não é para nós...)

... que, impedindo o ofício da Santa Missa, estamos mais seguros contra uma epidemia universal?

... que a anulação de nossa fé e vocação cristã deve ser a nossa resposta consciente contra o pânico e o terror induzidos pela mídia insana?

... que devemos ter horror a um vírus (que nos causa a morte física), mas preocupação alguma em relação ao pecado (que nos condena à morte eterna)?

... que um cristão deve agir diante das dificuldades como qualquer outra pessoa? 

... que abandonar o Cristo nos sacrários é uma imposição dos tristes tempos que vivemos e que Deus há de entender isso muito bem?

... que a impotência do medo é a grande solução para enfrentar um grande risco? (e Deus nos chama e nos quer como soldados de Cristo...)

... que sacerdotes e religiosos reclusos e confinados são o sinal visível da igreja em partida?

... que cada um deve viver segundo as suas crenças e interesses, a não ser quando for preciso ser dócil e servil a uma epidemia de medo?

... que ser igual a todos e fazer servilmente tudo o que todos fazem neste caso é o marco da nossa identidade como povo escolhido e a nação santa de Deus?

... que a realidade da morte é sempre causa de desespero natural? (mas a ressurreição de Cristo não é o atributo máximo da nossa fé cristã?)   

...  que não atender e prestar os últimos sacramentos aos doentes e moribundos é apenas uma restrição imposta pela infeliz situação atual?

... que devemos praticar o inverso das palavras de Jesus: 'quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por mim e pelo Evangelho, a salvará' (Mc 8, 35)?

Mas o que ninguém ousa dizer é que...

...  quando todos são iguais no medo e na covardia é porque se tornaram iguais no pecado e na apostasia.