segunda-feira, 28 de outubro de 2019

SOBRE A COMUNHÃO SACRÍLEGA

Não há praticamente nenhum crime que mais ofende a Deus do que a comunhão sacrílega. Os Santos Padres o demonstram em palavras e exemplos extraordinários. O comungante em pecado mortal comete um crime maior que Herodes, diz Santo Agostinho, mais assustador do que Judas, diz São João Crisóstomo, mais terrível do que o cometido pelos judeus crucificando o Salvador, dizem outros santos. E a tudo isso, acrescenta São Paulo, será réu do Corpo e Sangue de Cristo, que diz a glosa: a ser punido como se, com as suas mãos, tivesse morto o Filho de Deus.

A comunhão sacrílega é um crime tão grande que Deus não espera para o punir no inferno. Ele já começa neste mundo a indignar-se com tamanho crime, permitindo a doença e a morte. No tempo dos Apóstolos, segundo São Paulo, muitos dos males de alguns derivaram de comunhões sacrílegas, sofrendo ferimentos muito graves e outros morreram.

São Cipriano refere que, alguns de seu tempo, não sendo dignos de receber a Sagrada Comunhão, depararam-se com uma dor intolerável nas entranhas e às portas da morte. São João Crisóstomo conhecia muitos possuídos por demônios por causa deste crime. O Papa São Gregório assegura que, em Roma, houve grandes estragos devido à peste que apareceu, por se terem continuado as diversões imorais e os espetáculos de impurezas após a Comunhão pascal.

...Portanto, irmão amado em Jesus Cristo, eu imploro e peço para não receberes a Sagrada Comunhão em pecado mortal... Confessa-te logo que possas, exercita e pratica fervorosamente muitos atos de humildade, confiança e de amor a Deus e, com esta disposição, colherás grandes frutos celestiais que nos são dados na Sagrada Eucaristia, para aqueles que a recebem dignamente.

(Santo Antônio Maria Claret)

Frutos Principais da Sagrada Comunhão:

1.º Aumenta a graça em nós
2.º Dá luz à alma para distinguir o bem do mal, para segui-lo e evitá-lo, respectivamente
3.º Aviva em nós a fé e a esperança
4.º Estimula-nos à caridade
5.º Modera a raiva e outras paixões, preservando-nos do pecado
6.º Nos une e nos faz permanecer unidos com Jesus Cristo
7.º Dá-nos um espírito manso
8.º Repele os demônios, para que não nos tentem tantas vezes
9.º Acalma o remorso da nossa consciência
10.º Dá-nos uma grande confiança em Deus, na hora da morte
11.º Dá força e alimenta a alma
12.º Dá-nos especial ajuda para perseverar no bem e chegar à glória eterna, sendo penhor de salvação.