XI
DA UNIDADE E MULTIPLICAÇÃO EM CRISTO CONSIDERADAS QUANTO AO SER, À VONTADE E ÀS OPERAÇÕES
Constitui Jesus Cristo um só ser ou um agregado de seres?
Um só, Deus e homem ao mesmo tempo, porque uma só é a pessoa que subsiste em ambas as naturezas divina e humana (XVIII, 1, 2)*.
Há em Cristo mais de uma vontade?
Sim, Senhor; possui a vontade divina como Deus; e como homem, a vontade humana (XVIII, 1).
A vontade humana de Cristo é uma ou múltipla?
Se entendermos por vontade não só o apetite afetivo intelectual, mas também o sensível e ainda os atos diversos da mesma potência afetiva, é múltipla (XVIII, 2, 3).
O Verbo Encarnado teve e tem livre arbítrio?
Sim, Senhor; e em grau excelente e perfeitíssimo, apesar do que, de maneira alguma, pode pecar, porque a sua vontade deliberada esteve sempre de acordo com a divina até nas coisas em que o apetite sensitivo e as propensões naturais da vontade o inclinavam a desviar-se do que a vontade deliberada exigia, conforme ao divino querer (XVIII, 4).
Houve e há em Jesus Cristo diversas classes de operações?
Sim, Senhor, visto que, se bem que a pessoa a quem os atos se atribuem é uma única, atendendo aos princípios imediatos de operação, estes se multiplicam quanto se multiplicam as potências ou faculdades da natureza humana, mesmo sem ter em conta a variedade dos atos divinos, distintos dos próprios da humanidade (XIX 1, 2).
Logo, em que sentido falamos de 'operações teândricas' em Jesus Cristo e o que significa esta expressão?
Significa que em Jesus Cristo, Deus e homem ao mesmo tempo, existiam subordinação e dependência entre as faculdades ou princípios operativos próprios da natureza humana e os exclusivos da divina, de tal forma, que nele as obras humanas revestiam um gênero especialíssimo de perfeição e enobrecimento, sob a influência da natureza divina, e as divinas, poderíamos dizer, como que se humanizavam, manifestando-se ao exterior por meio da natureza humana e com o seu concurso (XIX, 1 ad 1).
Pôde Jesus Cristo merecer alguma coisa com suas obras humanas?
Pôde e foi conveniente que merecesse tudo aquilo cuja falta não redundava em desdouro de sua perfeição e suprema dignidade, e assim mereceu a glória do corpo e a exaltação do seu nome no céu e na terra (XIX, 3).
Pode merecer pelos outros?
Sim, Senhor; e com mérito adequado, visto que, como temos dito, forma unidade mística com todos os membros da Igreja, da qual Ele a cabeça é, de tal sorte que os seus atos não só foram meritórios para Ele pessoalmente, mas também em favor de todos os que de algum modo pertencem à sua Igreja, no sentido e com a extensão explicada quando tratamos da sua graça capital (XIX, 4).
Que é necessário para que aproveitem aos homens os méritos de Jesus Cristo?
Que se unam a Ele mediante a graça do batismo, que é graça de incorporação, como logo veremos (XIX, 4, ad 3).
XII
CONSEQUÊNCIAS DA ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS COM RESPEITO AO PAI — SUJEIÇÃO AO PAI, ORAÇÃO E SACERDÓCIO DE CRISTO
Que se segue do fato da Encarnação, atendendo às relações do Filho de Deus com o Pai e às deste com o Filho?
Segue-se que o Verbo Encarnado esteve sujeito ao Pai; que orou, que o serviu como sacerdote e que, permanecendo Filho natural e não adotivo, pode e deve ser sujeito de predestinação divina (XX-XXIV).
Que entendeis, quando afirmais que Jesus Cristo esteve sujeito ao Pai?
Que, considerando que o Pai é a bondade por essência, e o Filho, atendendo à natureza humana, só tem bondade participada, segue-se que, no que se refere à vida humana, tudo estava regulado, disposto e ordenado pelo Pai, e que, enquanto homem, viveu a Ele sujeito com a obediência mais perfeita e absoluta (XX, 1).
Podemos deduzir destas razões que também estava sujeito a si mesmo enquanto Deus?
Sim, Senhor; porque a natureza divina, base da superioridade do Pai sobre o Filho, é comum aos dois (XX, 2).
Por que devemos admitir que o Verbo Encarnado pôde e pode orar?
Porque a sua vontade humana, independentemente da divina, não podia realizar todos os seus anelos; isto é razão suficiente para que o Filho se dirija ao Pai, suplicando-lhe que, com sua vontade onipotente que é também a sua enquanto Deus, execute o que a vontade humana não pode realizar (XXI, 1).
Pode Jesus Cristo orar e pedir alguma coisa em seu favor?
Sim, Senhor, para pedir ao Pai os bens do corpo e a exaltação do seu nome, coisas que não possuía enquanto viveu na terra, como também para dar-lhe graças por todos os dons e privilégios que lhe havia concedido na natureza humana e, neste sentido, durará a sua oração eternamente XXI, 3).
Foram sempre bem acolhidas as orações de Jesus Cristo enquanto viveu na terra?
Tomando a oração no sentido de súplica e desejo deliberado e firme de alguma coisa, sim, Senhor; porque, Jesus Cristo, que conhecia maravilhosamente os planos divinos, jamais quis com vontade deliberada coisa menos conforme com o querer do Pai, que era o seu enquanto Deus (Ibid).
Que entendeis por sacerdócio de Cristo?
Entendo que a Ele, por excelência, pertence distribuir aos homens os dons celestiais e em nosso nome apresentar-se diante de Deus, para oferecer-lhe as nossas súplicas, aplacar a sua cólera e reconciliar-nos com Ele (XXII, 1).
Podemos dizer que Jesus Cristo foi, ao mesmo tempo, sacerdote e vítima?
Sim, Senhor; já que, ao aceitar a morte por nós, verificou em sua pessoa os três antigos sacrifícios de vítima pelos pecados, hóstia pacífica e holocausto, porque lavou nossos pecados, satisfazendo por eles, alcançou-nos a graça e abriu-nos as portas da glória, onde definitivamente nos uniremos com Ele (XXII, 2).
Foi Jesus Cristo sacerdote em benefício próprio?
Não, Senhor; porque estava capacitado de que, para acercar-se de Deus, não tinha necessidade de intermediários e porque, isento de pecado, do qual só tinha tomado a aparência, não necessitava oferecer sacrifícios expiatórios por si mesmo, mas por nós (XXII, 4).
É eterno o sacerdócio de Cristo?
Sim, Senhor; porque eternamente durará o seu efeito que é a glória consumada dos santos, purificados em virtude do seu sacrifício (XXII, 5).
Por que se diz que Jesus Cristo é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque?
Para fazer notar a superioridade do sacerdócio de Cristo sobre o levítico, sombra e figura sua (XXII, 6).
* referências aos artigos da obra original
('A Suma Teológica de São Tomás de Aquino em Forma de Catecismo', de R.P. Tomás Pègues, tradução de um sacerdote secular)