quarta-feira, 8 de agosto de 2018

PROFECIA DE SÃO VICENTE FERRER


São Vicente Ferrer era um profeta e muitas de suas profecias se realizaram ainda em seu tempo. Mas particularmente uma é destinada aos homens atuais (profecia feita durante um sermão proferido em Barcelona, em 13 de setembro de 1403):

Virá um tempo como nunca se viu até agora: chorará a Igreja, as viúvas se levantarão ferindo os seus peitos e não encontrarão consolo; agora [este tempo] está distante, mas chegará sem falta e muito perto daquele tempo em que dois começarão a fazer-se reis: seus dias não se prolongarão muito. Chorai velhos e anciãos, suplicai, chorai se algum de vós fordes testemunha de um estrondo tão grande, de modo que não houve, nem haverá, nem se espera ver outro maior senão aquele que se experimentará no Juízo

Mas a tristeza se converterá em deleite: o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, tudo purificará e renovará; a França, com seu orgulho, será de todo abatida, seu Príncipe, ai, ai, se os bandos [de malfeitores] os visse, ficariam cheios de terror. Ó miguelenses, ó catalães, à casa santa, às vossas e as de toda a Espanha: preveni e disponde-vos à justiça, pois os dias não tardarão e já estão às portas; vereis um sinal e não o conhecereis, mas advirto-vos que, naqueles tempos, as mulheres se vestirão como homens e se portarão segundo seu gosto e licenciosamente e os homens se vestirão vilmente como mulheres.

'Excertos da obra 'Las profecias en relacion al estado actual y al destino futuro del mundo, sobre el fin de la revolución, imperio del gran monarca e triunfos de la iglesia catolica', cap. XLVIII, p. 176 - 177).