sábado, 10 de março de 2018

POR QUE DEUS NÃO ME CURA?

Deus não abandona nenhum dos seus filhos, mas investe graça sobre graça para ter para Si a alma que criou por toda a eternidade. Existem muitos caminhos de santificação e o Pai nos oferece opções de toda natureza em cada dia e ao longo de toda a nossa vida. Ninguém se santifica pela tibieza ou pelo indiferentismo, pela devoção insípida ou pela inércia espiritual.

Seja qual for o caminho da santificação ou a via de conversão, é fato concreto que a grande maioria das almas tem necessidade do sofrimento para alcançar a salvação eterna. A cruz de Cristo é a medida do mundo que vale o Céu. O Calvário é para todos os predestinados. E a razão disso é muitíssimo simples: por meio da dor e do sofrimento, rompem-se  as algemas que nos prendem ao mundo, desfaz-se o apego ao cotidiano da vida, abrem-se as portas da vida espiritual e a graça flui abundantemente em favor da conversão.

Queremos tudo o que nos favorece sem sofrimento: saúde, bem estar, riquezas, posses, favores, fama, louvores, elogios e poder. Tudo que a traça e a ferrugem corrompem e que não valem uma pluma na nossa eternidade. Deus quer de nós a alma, o amor a Deus, a expressão de sua glória em nós, a santificação. Deus quer as nossas provações espirituais, o nosso abandono, o despojamento das coisas mundanas, o nosso coração vazio para que Ele possa possuir e ocupar por completo. Deus não quer a nossa amargura, mas precisa do nosso sofrimento para nos levarmos até Ele.

Eis porque, de repente, a nossa vidinha tranquila e serena é chacoalhada pela dor e pela angústia, por essa doença inesperada ('mas porque eu?') ou esta tribulação incompreensível ('eu não merecia isso'). Mas, exatamente por isso, você pode ter certeza de que é um predestinado e que Deus está muito perto e muito decidido a esperar pela sua completa conversão e salvação. Conta-se que o Papa Pio XI se ufanava de nunca ter ficado doente, quando um cardeal (Cardeal Pedro Segura y Sáenz -1880/1957) lhe alertou:

- 'Então Vossa Santidade não teve ainda o sinal dos predestinados. Isso porque não há predestinado que não adoeça gravemente, que não sofra muito, pelo menos em um determinado período da vida. Se Vossa Santidade nunca teve problema de saúde é porque não teve ainda o sinal dos predestinados'.

Pouco tempo depois, Pio XI superou um grave enfarte e, restabelecido, enviou um bilhete ao cardeal comunicando a ele que agora já tinha 'o sinal do predestinado'. 

Então, nesta quaresma, em vez de você ficar reclamando que reza muito e que faz muitas outras devoções para obter 'aquela cura' ou 'aquela graça' aparentemente sem sucesso e que, pelo contrário, a dor e o sofrimento parecem ser seus companheiros de jornada, aprenda de vez que Deus busca e ama com predileção almas predestinadas para salvar o maior número possível de almas, sem necessariamente curar nem umas nem outras para os prazeres do mundo...