domingo, 23 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (V)

 

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE VI - 1879 (II)

As mortes súbitas e imprevistas constituem atos da Justiça de Deus ou da Sua Misericórdia?

'Essas mortes são, por vezes, um ato de justiça e, às vezes, de misericórdia. Quando a alma é temente a Deus e encontra-se bem preparada para comparecer diante dEle, Deus a tira repentinamente do mundo para poupá-la do terror que pode experimentar no último momento. Às vezes, também, Deus toma estas almas em Sua justiça. Elas não estão, por essa razão, perdidas para a eternidade, mas o seu Purgatório é muito mais grave e prolongado do que poderia ter sido, uma vez que ou foram privados dos últimos sacramentos ou tiveram de recebê-los às pressas e, por isso, não estavam preparados para a sua passagem para a eternidade. Outros, por terem preenchido a medida de seus crimes e por terem permanecido surdos a todas as inspirações das graças divinas são removidos subitamente deste mundo para não excitarem ainda mais a Ira de Deus'.

O fogo do Purgatório é como o da terra?

'Sim, com a diferença de que o fogo do Purgatório é uma purificação prescrita pela Justiça de Deus e que o fogo da terra é muito suave comparado ao do Purgatório. É uma sombra comparado à fornalha da Justiça divina'.

Como pode uma alma queimar?

'Por permissão justa e expressa de Deus, a alma, que tem a verdadeira culpa (pois o corpo só obedece à alma), sofre como se o corpo estivesse sofrendo. Você já viu algum mal ser cometido por um corpo morto?'

Diga-me o que acontece durante e após a agonia. A alma encontra-se na luz ou na escuridão? De que forma  a sentença é pronunciada?

'Eu não sofri agonia, como você sabe, mas eu posso lhe dizer que, no último e decisivo momento, o diabo desfere toda a sua raiva contra quem está morrendo. Deus permite que as almas passem por essas últimas provações, de modo a aumentarem os seus méritos. Almas que são fortes e generosas, a fim de que possam ter um lugar mais glorioso no céu, muitas vezes sofrem, ao final de suas vidas e no momento da morte, combates terríveis contra o anjo das trevas. Você foi testemunha disso. Mas elas sempre saem vitoriosas. Deus nunca permite que uma alma, que tenha sido dedicada a Ele durante toda a vida, pereça no último momento. Aquelas almas que amaram a Santíssima Virgem, e a invocaram em suas vidas, recebem dela muitas graças nestas últimas provas. O mesmo sucede para aqueles que foram muito devotos de São José, de São Miguel ou de quaisquer santos. Eu já lhe disse que é uma bênção ter um intercessor junto de Deus nesses momentos terríveis. Algumas almas morrem calmamente sem experimentar qualquer uma dessas provações. Deus tem Seus desígnios para tudo. Ele faz ou permite tudo para o bem de cada alma em particular.

Como posso descrever o que acontece depois da agonia? É impossível realmente entendê-lo, a menos que  já tenha passado por isso. Quando a alma deixa o corpo, é como se ela estivesse perdida ou, se assim posso dizer, tomada em Deus. Sob essa luz desconcertante em que se encontra, em um piscar de olhos, vê toda a sua vida perpassar e, nesta visão, sabe o que se mereceu e esta mesma luz pronuncia a sua sentença. A alma não vê a Deus, mas é aniquilada pela Sua presença. Se a alma é culpada como eu era e, portanto, merece ir para o Purgatório, é tão esmagada pelo peso das faltas que ainda precisam ser reparadas que se lança no Purgatório. Só então é que se compreende Deus e Seu amor pelas almas e quão terrível é o pecado aos olhos da Divina Majestade. São Miguel está presente quando a alma deixa o corpo. Eu o vi e ele é o único que toda alma vê. (Mais tarde) Eu vi também o meu Anjo da Guarda. Com isso você pode entender porque se diz que 'São Miguel conduz as almas para o Purgatório'... uma alma não é levada na verdade, mas ele está presente na execução de cada sentença. Tudo o que acontece no outro mundo é um mistério para vocês'.

O que acontece quando uma alma vai direto para o Céu?

'Para esta alma, sua união com Jesus continua após a morte. Isso é o Céu, mas a união do Céu é muito mais próxima e mais íntima do que na terra.

Por que você se comportou tão mal para com Deus hoje? Ele não está satisfeito com a sua atitude; Ele que é tão bom para você. É muita ingratidão de sua parte. Por que se preocupar com a conduta dos outros? Preocupe-se consigo própria, isso é o bastante. Nem todo mundo tem a mesma disposição e, se fosse para você 'perder a cabeça' por conta de todos os medos que eu lhe tenho feito nestes sete anos, ​​você a teria perdido há muito tempo. Vai passar muito tempo antes que isso ocorra. Mantenha a sua mente em repouso e não volte a agir como hoje.

Você tem uma boa razão para não gostar de êxtases. Eles têm necessidade de serem aceitos quando Deus os envia, mas Ele não quer que ninguém os deseje.  Não são o tipo de coisas que levam para o Céu. Uma  vida humilde e de mortificações é muito mais desejável e muito mais segura. É verdade que muitos santos tiveram revelações e êxtases, mas estes foram uma recompensa de Deus a eles, após longos combates e uma vida de renúncia, ou então porque Ele quis usar esses servos para grandes coisas e manifestar a Sua glória. Isso tudo foi feito sem qualquer rumor ou estardalhaço, mas no silêncio e na oração; e se estas almas tornaram-se conhecidas, quedaram-se submissas e só falaram de suas experiências por obediência.

Deus Todo-Poderoso esmagou você no passado, mas você deve ser muito paciente e ter coragem, porque Ele há de aniquilar você ainda mais no futuro. Diga à Madre Superiora que, se ela conhecer pessoas com o temperamento e caráter da irmã X., não tome conhecimento delas e nunca ouça tudo o que elas têm a dizer.

Fique tranquila em relação ao que você me disse. Eis como se pode saber se uma graça é realmente concedida por Deus. Estas graças vêm inesperadamente e caem sobre você como uma suave onda de chuva, pegando você de surpresa quando o céu parece sem nuvens. Não há nenhum perigo neste caso por tê-las encontrado, se você nem estava pensando em buscar tais coisas. Você tem notado isso muitas vezes. É muito diferente das graças que se pensa serem dadas por Jesus e não passam de nossa pura imaginação, trabalhando duro para produzi-las. Estas devem ser temidas porque o diabo, muitas vezes, faz a sua parte e se aproveita de um cérebro fraco, de um temperamento frágil ou de um juízo pouco equilibrado. Ele então engana as pobres almas que, na realidade, não pecam, desde que obedeçam aos conselhos de quem os orienta espiritualmente. Eu posso lhe dizer que existem muitas almas desse tipo no mundo. O diabo age desta maneira para ridicularizar a religião. Tais almas procuram a si mesmas pensando buscar a Deus e sonham com uma santidade que é falsa'.

Diga-me, em que consiste realmente a santidade?

'Você sabe disso muito bem, mas como você quer que eu lhe diga, vou repetir para você o que já lhe disse várias vezes. A verdadeira santidade consiste em renunciar a si mesmo de manhã à noite, tornar-se um sacrifício vivo, deixar de lado o ego humano, em permitir que Deus trabalhe em e com você como for do Seu agrado, para receber com profunda humildade as graças que Ele lhe envia, reconhecendo-se bastante indigna delas, viver sempre que possível na Divina Presença, executar todas as suas ações sob o olhar de Deus, querendo-O como única testemunha de seus esforços e sua única recompensa. Esta é a santidade desejada e exigida por Jesus para todos aqueles que desejam pertencer somente a Ele e viver a vida dEle. Todo o resto é pura ilusão.

Algumas almas têm o seu Purgatório na terra pelo sofrimento, outros por amor, pois o amor é um verdadeiro martírio. Para a alma que realmente busca amar a Jesus e que, não obstante todos os seus esforços, não consegue amá-lO tanto quanto Ele quer, isso é um martírio permanente causado por um amor que não se dá sem grandes sofrimentos. É, como eu disse, um pouco como o estado de uma alma no Purgatório, que continuamente atira-se em direção Àquele que constitui o seu único desejo e que, ao mesmo tempo, é arremessada de volta porque a sua expiação não está concluída.

Peça à Reverenda Madre permissão para que, às vezes, você leia o que eu digo a você, em vez da leitura espiritual de sempre. Tome um dia por semana, quinta-feira por exemplo, porque o que é o bem de se escrever, se você não o ler nunca? Você acaba por esquecer e não é por essa razão que eu lhe falo, mas para você possa tirar proveito disso'.

Se eu nunca tivesse falado a ninguém sobre o que você me disse, qual seria o resultado? Você sabe que eu tive uma forte inclinação para guardá-lo inteiramente para mim.

'Você tinha toda a liberdade para guardar isso tudo para si mesma, mas, nesse caso, eu deveria aconselhar você a falar, porque Deus nunca permitiu que a busca da perfeição de uma alma venha diretamente do Céu. Uma vez que as pessoas vivem na terra, Deus quer que elas trabalhem na sua santificação por meio dos conselhos que Ele lhes permite receber para este fim. Você fez bem em falar quando isto lhe custou muito  fazê-lo. De qualquer forma, nada disso provém de si própria; é Deus quem direciona todos os eventos para o bem daqueles que Ele ama, sabendo como manifestar a Sua glória ao mesmo tempo'.

Novembro de 1879: 'A cunhada de N. está no Purgatório, onde está sofrendo muito. O Reverendo Padre pode ajudá-la, oferecendo o santo sacrifício da missa para ela. O velho pecador foi salvo pela misericórdia de Deus, como tantos outros. Ele está agora no Grande Purgatório'.

O Dia e a Oitava de Finados trazem muita alegria ao Purgatório e muitos libertações?

'No Dia de Finados, muitas almas deixam o lugar de expiação e vão para o Céu. Além disso, por uma graça especial de Deus neste dia, todas as almas que sofrem, sem exceção, compartilham das orações públicas da Igreja, mesmo aquelas que estão no Grande Purgatório. Ainda assim, o alívio recebido por cada alma é proporcional ao seu mérito. Algumas recebem mais, outras menos, mas todas são beneficiadas poe esta graça extraordinária. Muitas almas sofredoras só recebem este auxílio em todos os longos anos que passam aqui, isso pela justiça de Deus. Não é, no entanto, no Dia de Finados que a maioria das almas vai para o Céu. Isso se dá na noite de Natal.

Há muitas coisas que eu poderia dizer a você, mas não estou autorizada a fazê-lo. É você quem deve me perguntar e aí, então, eu posso responder. Eu estou muito aliviada pelas orações do bom Padre P. Diga a ele que eu o agradeço muito por elas, como também por aqueles que têm tido a caridade de pedir por mim. Eu sempre rezo por ele, como eu disse a você, e espero fazê-lo ainda mais quando estiver no Céu. Diga-lhe, também, que eu sei quando ele reza por  mim, e dá-se o mesmo com as outras almas do Purgatório... Muito poucas almas obtêm alguma oração; a maioria está totalmente abandonada e nenhum pensamento ou orações são dirigidas a elas da terra.

Sobre o tempo de nossa libertação não sabemos nada. Se nós soubéssemos quando seria o fim de nossos sofrimentos, seria um alívio intenso, uma alegria para nós, mas não, não é assim. Nós sabemos bem que os nossos sofrimentos diminuem e nossa união com Deus torna-se mais próxima, mas do dia (isso de acordo com os cálculos da terra, porque aqui não existem dias) em que estaremos unidos a Deus, não sabemos nada, é um segredo. As almas do Purgatório não têm conhecimento do futuro, exceto o que Deus às vezes lhes concede. De acordo com os seus méritos, algumas almas têm mais desse conhecimento do que outras, mas o que adianta essas coisas para nós, a menos que se trate da glória de Deus ou do bem das almas? Você não precisa ficar surpreendida que o diabo ou os seus agentes, por vezes possam prever  acontecimentos futuros que realmente venham a acontecer. O diabo é um espírito e, em consequência disso, tem muito mais meios e astúcia para descobrir coisas que qualquer pessoa no mundo, com exceção dos poucos santos a quem Deus ilumina de forma especial. Ele anda por todo o lado tentando fazer o mal. Ele vê o que está acontecendo em todo o mundo e, com a sua sagacidade extraordinária, prevê muitas coisas antes que elas aconteçam. Essa é a única explicação. Ai daqueles que tornam-se seus escravos para consultá-lo. Este é um pecado que desagrada muito a Deus'.

As almas podem enganar-se à vezes? Deus permitiria isso?

'Sim, não sobre as coisas existentes, mas sobre o futuro. Ainda não há nenhuma imperfeição de sua parte em relação a tudo isso. Não é o próprio Deus, por vezes, que parece alterar a ordem dos Seus planos? Por exemplo, pode acontecer que Deus queira castigar um reino, uma província, ou uma pessoa. Essa é a intenção que Ele parece manifestar. Mas por meio de orações ou de outros meios realizados pelo país, província ou pessoa, capazes de desarmar a ira de Deus, Ele pode conceder o perdão total ou a remissão parcial de seus desígnios, de acordo com a Sua infinita sabedoria. Muitas vezes, Ele permite também que alguns eventos possam ser previstos ou Ele dá conhecimento deles para alguma alma para que eles possam ser avisados e assim apaziguar a Sua ira. Sua misericórdia é tão grande que Ele só pune em casos de extrema gravidade.

No caso da pessoa de quem você me falou outro dia, eu não lhe contei, naquele momento, os fatos como ocorreram. Foi por isso, então, que Deus me deu a conhecê-los: porque ela mudou um pouco a sua conduta, Deus só aplicou a metade do castigo que estava reservado para ela se tivesse continuado com suas antigas disposições. Desta forma, muitas vezes nós podemos parecer estar enganadas'.


São muitos os protestantes que são salvos?
Pela misericórdia de Deus, um certo número de protestantes são salvos, mas o Purgatório deles é, para muitos, longo e rigoroso. É verdade que eles não têm abusado da graça como muitos católicos, mas não receberam as graças maravilhosas dos Sacramentos e outras dádivas da verdadeira religião; assim, a expiação deles no Purgatório é prolongada.

Estou falando mais baixo do que o habitual porque, durante os últimos oito dias, você tem falado com voz muito baixa com Deus na reza do Ofício Divino. Quando você começar a falar mais alto, eu vou fazer o mesmo.

Você sabe no Purgatório sobre a perseguição à Igreja? Você sabe quando isso vai acabar?

Sabemos que a Igreja é perseguida e oramos por seu triunfo, mas quando isso vai acontecer, eu não sei. Algumas das almas devem saber, mas eu não. No Purgatório, as almas não são totalmente tomadas pelos seus sofrimentos. Elas rezam por todos os interesses de Deus e para aqueles que abreviam os seus sofrimentos. Elas rezam e agradecem a Deus pela sua misericórdia infinita em relação a elas, porque o limite entre o Purgatório e o Inferno para algumas delas foi muito estreito e, assim, escaparam por pouco de cair no inferno. Considere, então, a gratidão destas almas que foram resgatadas quase que no limite de Satanás.

Eu não posso explicar a você como nem de longe vemos a terra como você a vê. Isso só pode ser compreendido quando a alma deixar o corpo, porque, então, a terra que se deixou, deixando lá o corpo, parece um mero pontinho comparado aos vastos horizontes sem fim da eternidade que se abrem, então, diante dela.

Você nunca deve levar em conta o que falarão de você. O verdadeiro mérito de uma pessoa não consiste em aceitar com paciência as repreensões que possa ter merecido mais ou menos, mas em aceitar pacientemente aquelas que não tem merecido, especialmente se fez todo o possível para cumprir bem o que lhe está sendo censurado.

Eu recebo muito mais alívio de uma de suas ações feitas em união com Jesus do que de uma oração vocal, porque o que é que Deus mais ouve? Ele ouve tudo o que é feito com um espírito interior. Quanto mais uma alma se une a Deus, mais prontamente Ele concede tudo o que ela pede. A alma intimamente unida a Jesus é a dona de Seu coração. Esforce-se por buscar essa união que Jesus deseja ter com você há tanto tempo. Você quer agradá-lO? Bem, esta é a única maneira. Você mais se aproxima de Seu coração por meio de uma grande atenção dada às menores manifestações de Sua Santa Vontade. 

Que Ele possa virar e revirar a sua alma como deseja, sem nunca encontrar qualquer resistência de sua parte. Quando você tiver chegado a esse ponto, você vai começar a ver e a compreender a Sua bondade. Atente realmente sobre como trabalhar somente para Deus. Nunca busque qualquer testemunha, mas somente Ele em todas as suas ações. Tenha muito cuidado para nunca dizer para si mesma, ao realizar qualquer ato, não importa quão trivial este possa ser, que 'se eu fizer as coisas dessa maneira, eu vou agradar tal e qual; eu vou fazer isso assim para agradar tal pessoa'. Deus não gosta destes raciocínios humanos em ninguém, muito menos em você. Busque dirigir suas intenções sempre apenas com o único desejo de agradar a Jesus, e somente a Ele. Se agindo assim, você conseguir agradar a alguém, tanto melhor, mas se o contrário acontecer, que seja assim. Deus estará satisfeito e isso é tudo o que deveria importar para você'.

08 de dezembro de 1879 (02:00 horas - Dia da Imaculada Conceição): 'Ai, quantas vidas parecem estar cheias de boas obras e, na morte, encontram-se vazias. Isso ocorre porque todas as ações que pareciam ser boas em si, todas essas obras vistosas, tudo o que parecia de conduta impecável, tudo isso não foi feito apenas para e por Jesus. Alguns terão seus olhos abertos quando vierem aqui para esta vida (no Purgatório). Na terra, eles quiseram fazer muito para brilhar, para serem vistos como praticantes dos preceitos religiosos, para serem estimados como pessoas muito religiosas. Esta é a mola mestra de muitas vidas. Se você soubesse como poucas pessoas trabalham para Deus e agem exclusivamente em Seu nome! Infelizmente, no momento da morte, quando já não estarão tão cegos, quanto arrependimento não terão! Se somente, às vezes, pensaram na eternidade! O que é a vida em comparação com o dia que não terá noite para os eleitos ou para aquela noite que não terá amanhecer para os condenados? Na terra, as pessoas se ligam a tudo e a todos, exceto para Ele, o único que deveria ter o nosso amor e para quem o recusamos. Jesus no Sacrário espera por almas para amá-lO, mas Ele não as encontra. Dificilmente uma alma em mil O ama como deveria. Ame-O e repare tanta culpa pela indiferença a Ele que existe em todo o mundo'.

Mas as almas do Purgatório realmente O amam, não é verdade?

'Sim, mas este é um amor de reparação; se na terra nós O tivéssemos amado como deveríamos ter feito, não haveria tantos de nós aqui neste lugar de expiação'.


Jesus é bem-amado no Céu?
'No Céu, nós O amamos muito, e lá Ele é reparado. Mas Jesus quer mais do que isso. Ele quer ser amado na terra, na terra onde Ele se aniquila em cada Tabernáculo, onde pode ser visitado com mais facilidade e onde, ainda assim, é desprezado. As pessoas passam diante de uma igreja com mais indiferença do que diante de qualquer monumento público. Se, por acaso, vão a um lugar santo, é apenas para ultrajar o Divino Prisioneiro que habita ali, com a sua frieza e a sua irreverência. Suas orações são proferidas às pressas e sem a devida atenção, em vez de falarem para Ele com o coração, dizendo palavras de amizade e gratidão por todos os favores recebidos por meio dEle.

Diga ao Padre P. que Deus espera dele esse amor que Ele encontra tão raramente. Ele espera que ele se torne, a cada dia, mais próximo de Jesus, que ele O receba sempre mais em seu coração. Oh, diga-lhe que, nesses momentos abençoados, ele possa reparar, com terno amor, a indiferença de tantas almas ingratas. Seu coração deve consumir-se por amor a Jesus na Hóstia e interceder por aqueles sacerdotes que gozam dos mesmos privilégios que ele, mas que tratam os sagrados mistérios com frieza de coração e que são frios  como o mármore diante de Jesus. Todos os dias, faça a sua união com Deus tornar-se mais íntima, a fim de preparar-se dignamente para as grandes graças que Jesus tem reservado para ele.

Eu já lhe disse que algumas almas fazem o seu Purgatório ao pé dos altares. Eles estão lá por faltas que cometeram na igreja e estas faltas, porque atingem Jesus diretamente, Jesus presente no tabernáculo, são punidas com terrível severidade no Purgatório. As almas que estão lá em adoração, lá estão como uma recompensa por seu comportamento reverente à Sua Sagrada Presença. Elas sofrem menos do que se estivessem no próprio Purgatório, e Jesus, a quem contemplam com os olhos da alma e da fé, suaviza as suas dores com a Sua invisível presença'.