terça-feira, 2 de março de 2021

VERSUS: IRA DE DEUS X CASTIGO DE DEUS

Pode Deus ser possuído pela IRA diante os pecados dos homens e, IRADO, não castigar os homens do pecado? Misericórdia e justiça não se contrapõem na Providência Divina, porque são ambos atributos infinitos em Deus.

'Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disso, ações de graças. Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento – verdadeiros idólatras! – terá herança no Reino de Cristo e de Deus. E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes' (Ef 5,1-6) [fornicação, obscenidades, impureza ou avareza não são, mais do que nunca, pecados dos homens atuais?]


'A cólera do Senhor se inflamou novamente contra Israel e excitou Davi contra eles' (II Sm 24,1)

Deus enviou então o profeta Gad para ir ao encontro de Davi e lhe propor três alternativas de castigo:

'Preferes que venham sobre a tua terra sete anos de fome, ou que fujas durante três meses diante de teus inimigos que te perseguirão, ou que a peste assole a tua terra durante três dias? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou' (II Sm 24,13). [são, em grande medida, os castigos da ira divina mencionados no Livro do Apocalipse].

'E Davi escolheu a peste' (II Sm 24,14) [preferindo ficar nas mãos de Deus do que nas mãos dos homens]

'Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel, desde a manhã daquele dia até o prazo marcado. Ora, foi nos dias da colheita do trigo que o flagelo começou no povo e morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia' (II Sm 24,15).

Deus não castiga? A pandemia não é um castigo de Deus? [castiga o povo escolhido de Israel com a peste e não vai castigar a humanidade atual, mais perversa que os homens de Sodoma e de Gomorra, com uma pandemia?]. Mas o maior castigo de Deus para os homens dos tempos atuais é ESSE AQUI.