sábado, 20 de fevereiro de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS DE DEUS


A vida espiritual, exceto em sua última fase, desenvolve-se assim: nós a perdemos, procuramos de novo e a reencontramos: 'Vós estais aí, meu Deus; fico feliz em saber que Vós estais presente'. Sim, Deus trabalha assim. Ele vem e depois se afasta de nós para ser procurado novamente. Ah, quando você vai compreender que se deve ir até Ele apenas pelo que Ele é e não pela alegria que a sua presença pode nos proporcionar?

Devemos receber as graças de Deus sem muito entusiasmo natural, para não nos sentirmos abatidos quando a graça sensível diminuir. Fiquemos sempre tranquilos porque Deus não age exceto na serenidade. Quando Jesus se esconde, devemos buscá-lo de todo o coração. Não podemos viver sem Ele e, no entanto, nem sempre podemos estar com Ele. Devemos, pois, procurá-lo e procurá-lo sem tréguas.

Nós vamos encontrar Jesus naquela alma escurecida que iluminamos, naquela alma entristecida que consolamos, naquela alma abatida que encorajamos ou ainda naquela alma abençoada de Deus que admiramos e invejamos. Também o encontraremos no Tabernáculo, onde se esconde e onde se doa; nós o encontraremos em nós mesmos, bem no fundo de nosso coração. Ali Ele está de forma misteriosa, que não sendo uma presença eucarística é, no entanto, muito real. No fundo, a maneira de encontrar Jesus, em todos os lugares, é levá-lo sempre conosco, quer o sintamos ou não.

Não se canse de buscar a Deus. Diga a Ele para frequentemente se esconder bem no seu íntimo para que você possa perceber, sem o som das palavras, que Ele está ali e ali Ele está por você. Permita que ilumine, fortifique e console a sua alma. Peça a Ele para guiar a sua vida do íntimo em que se encontra, oculto e revelado ao mesmo tempo. Seu sofrimento vem do que você não vê. Faça com frequência esta oração dos cegos: 'Senhor, faça que eu veja!'. E assim, por meios que desconhecemos, uma intervenção sobre os seus defeitos, uma leitura ou uma palavra de Deus irá iluminá-lo e dar-lhe a luz que você procura.

O que transparece como obstáculo é o medo. Por humildade ou por timidez, temos medo de Deus. Nada vemos nEle senão a infinita grandeza, a onipotência e a majestade, e tendemos a esquecer a bondade, a misericórdia, a infinita condescendência daquele Deus que se fez homem por amor a nós. Ele disse: 'Venham todos a mim' (Mt 11,28) e tememos ir até Ele. Ele como que nos revela: 'Eis aqui o Coração que tanto amou os homens', e tememos ser amados por Ele. Modicae fidei! [homens de pouca fé!].

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte II -  A Ação de Deus; tradução do autor do blog)