quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

'EU IRIA ATÉ O FIM DO MUNDO...'

(Alice e Dietrich von Hildebrand)

Nas memórias de Alice von Hildebrand, esposa de Dietrich von Hildebrand, consta um fato que é bastante característico de nossos tempos. Quando o professor Dietrich era professor na Universidade de Fordham em Nova York (em 1946, logo depois da II Grande Guerra), travou contato com um aluno judeu que havia sido oficial da marinha durante a guerra. 

No convívio firmado entre os dois desde então, o aluno confidenciou ao professor que a sua busca de Deus teve origem quando presenciava o pôr-do-sol no Oceano Pacífico. Inicialmente buscara então fazer o curso de filosofia na Universidade de Columbia, mas viu que não era isso que procurava. E então encontrou o caminho da verdade nas aulas do professor Dietrich na Universidade de Fordham.

Numa outra ocasião, revelou que, apesar de ser judeu e estar rodeado de professores católicos, estes argumentaram que  que não o tentariam de modo algum converter ao catolicismo. Entre atônito e desapontado, Dietrich von Hildebrand lhe disse então: 'Eu iria até ao fim do mundo e regressaria apenas para fazer-te católico'. O jovem oficial não apenas se converteu ao catolicismo como, mais tarde, foi ordenado padre cartuxo em Vermont, também nos Estados Unidos.