TERCEIRA FASE: 1985 - 1999
A partir de 1985, o foco, o temário e os objetivos das Campanhas da Fraternidade deixam de ter caráter abrangente e se voltam para questões e problemas sociais mais específicos à realidade do Brasil: a educação, a fome, o desemprego, a moradia, a questão da terra, a situação da mulher, dos negros e dos encarcerados. A sistemática da campanha adota os mesmos princípios da fase anterior, fundamentada na proposição de um texto-base comum que subsidia todas as ações e iniciativas no âmbito da respectiva Campanha da Fraternidade. Embora essa perspectiva seja ainda bem atual, a fixação do limite desta fase em 1999 tem a ver com a transposição do milênio e porque exatamente no ano 2000, tiveram início as chamadas Campanhas da Fraternidade Ecumênicas no Brasil.
22. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1985
Lema: Pão para quem tem fome
Objetivo Geral: Contribuir para motivar a comunidade cristã a assumir sua responsabilidade ante a situação de fome que existe no Brasil.
23. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1986
Lema: Terra de Deus, Terra de Irmãos
Objetivo Geral: A CF convoca-nos para uma ação conjunta de preces, reflexões e mobilização sobre o gravíssimo problema da questão da terra no Brasil a ser solucionado, ou seja, dentro da justiça e da fraternidade.
24. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1987
Lema: Quem acolhe o menor, a mim acolhe
Objetivo Geral: Um dos importantes caminhos que se apresentam é buscar a transformação evangélica da pessoa e da sociedade, a partir da questão do menor, colocando-o, portanto, no centro de nossas comunidades e de nossos projetos.
25. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1988
Lema: Ouvi o clamor deste povo
Objetivo Geral: Nossa adesão a Jesus Cristo, renovando o compromisso de viver em fraternidade, porque este é o sinal mais autêntico do seguimento do Senhor: 'Nisto saberão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros' (Jo 13, 34-35).
26. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1989
Lema: Comunicação para a verdade e a paz
Objetivo Geral: Despertar a consciência crítica do receptor no uso da mídia, como atitude interior necessária para a comunicação da verdade e da paz; quer também conscientizar os receptores sobre seu papel de agentes de influência na orientação de programas nos meios de comunicação.
27. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1990
Lema: Mulher e Homem: Imagem de Deus
Objetivo Geral: Conscientizar que mulher e homem juntos são imagem de Deus e que Deus entregou a criação a todos. Ajudar a ver como, na realidade, a mulher não é reconhecida e tratada como igual ao homem.
28. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1991
Lema: Solidários na dignidade do trabalho
Objetivo Geral: Que a Igreja e as pessoas de boa vontade assumam a realidade do trabalho e do mundo do trabalho, com todas as suas dimensões de criação, progresso, conflito, divisões e solidariedade, como lugar teológico para a evangelização, o anúncio da Boa Nova no mundo de hoje.
29. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1992
Lema: Juventude - Caminho Aberto
Objetivo Geral: Que a Igreja e as pessoas de boa vontade se comprometam com a juventude, como agentes de uma nova evangelização e como força transformadora da Igreja e da sociedade.
30. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1993
Lema: Onde Moras?
Objetivo Geral: Afirmar o direito à terra e à moradia como condição básica para o desenvolvimento de vida plena do indivíduo, da família, da fraternidade, e do exercício da cidadania.
31. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1994
Lema: A Família, como vai?
Objetivo Geral: Redescobrir os valores da família: lugar de encontro, espaço de vivência humana, ponto de partida de um mundo mais humano e de acordo com o Plano de Deus.
32. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1995
Lema: 'Eras Tu, Senhor?!'
Objetivo Geral: Quer contemplar aqueles que seriam os mais abandonados, os que se sentem esquecidos, negados na sua humanidade. E não se refere só aos excluídos pela situação econômica.
33. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1996
Lema: Justiça e Paz se abraçarão
Objetivo Geral: Contribuir para a formação política dos cristãos para que exerçam sua cidadania sendo sujeitos da construção de uma sociedade justa e solidária.
34. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1997
Lema: Cristo liberta de todas as prisões
Objetivo Geral: Despertar a sensibilidade e solidariedade dos cristãos, e de todos os homens e mulheres de boa vontade, para com as vítimas e para com os encarcerados, ajudando-os a perceber a realidade carcerária do Brasil.
35. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1998
Lema: A Serviço da Vida e da Esperança
Objetivo Geral: Colaborar com as pessoas na sua busca de realização; favorecer a criação e o fortalecimento de comunidades onde todos participem e se apoiem fraternalmente; estimular o exercício da cidadania, em favor de uma sociedade justa e solidária.
36. CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1999
Lema: Sem trabalho… Por quê?
Objetivo Geral: Contribuir para que a comunidade eclesial e a sociedade se sensibilizem com a grave situação dos desempregados, conheçam as causas e as articulações que a geram e as consequências que dela decorrem.