quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

NO LIMIAR DO SOBRENATURAL (VIII)

O cardeal József Mindszenty com os seus libertadores em Budapeste, em 31 de outubro de 1956

O Cardeal József Mindszenty e Primaz da Hungria foi um grande herói da resistência católica contra o regime comunista.  Nasceu na então Hungria-Áustria em 29 de março de 1892. Foi ordenado padre em 12 de junho de 1915 e nomeado cardeal em 18 de fevereiro de 1946 pelo Santo Padre Papa Pio XII. O Cardeal Mindszenty foi preso pelas autoridades comunistas em dezembro de 1948 e condenado à prisão perpétua na Hungria no ano seguinte. 

Sob pressões, torturas e restrições extremas, o cardeal sofria particularmente pela proibição de celebrar a Santa Missa. Eis que uma certa manhã, apresentou-se diante dele nada mais nada menos que o Padre Pio de Pietrelcina com todos os dispositivos e acessórios necessários para a celebração do culto. O cardeal pôde então celebrar formalmente a Santa Missa, auxiliado pelo Padre Pio. Terminada a celebração, ambos conversaram em separado por um curto período e o Padre Pio se foi com tudo o que havia levado. Este registro de bilocação, como vários outros, constitui parte das atas do processo de canonização do Padre Pio de Pietrelcina.

Uma das testemunhas do processo foi Angelo Battisti, funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, que relatou que, em uma noite de março em 1965, perguntou ao frade estigmatizado: 'Padre, o Cardeal Mindszenty o reconheceu?' Depois de uma primeira reação de irritação, o santo de Gargano respondeu: 'Que diabos, nós nos encontramos e conversamos, e você acha que ele não teria me reconhecido?'  Ao final, o padre concluiu: 'Lembre-se de orar por esse grande confessor da fé, que tanto sofreu pela Igreja'.

Com a revolta popular em 1956, o cardeal foi libertado da prisão. Poucos dias depois, a revolta foi esmagada pelo regime comunista, obrigando o cardeal a refugiar-se na Embaixada dos EUA em Budapeste, onde permaneceu até 1973 quando, por determinação expressa do Papa Paulo VI, teve que abandonar a Hungria, fixando-se na Áustria, país vizinho. O Cardeal József Mindszenty faleceu em seu exílio em Viena em 6 de maio de 1975, aos 83 anos de idade. Em 1991, o seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto, mesmo após 16 anos de sua morte.