domingo, 1 de janeiro de 2017

MARIA - A MÃE DE DEUS!

Páginas do Evangelho - Solenidade da Santa Mãe de Deus


Sendo este domingo o primeiro dia do Ano Novo, é o domingo da solenidade de Maria como Mãe de Deus; o calendário dos santos é aberto com a solenidade da maternidade daquela que Deus escolheu para mãe do Verbo Encarnado: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre' (Lc 1,42). Todos os títulos e todas as grandezas de Maria dependem do dogma essencial de sua maternidade divina. Porque ainda neste dia, através da maternidade de Maria, nós bendizemos e cantamos os doces mistérios do Natal.

Aqui estamos diante a grandeza de Maria, a escolha humana mais bela de Deus! Nossa Senhora uniu em si toda a plenitude das virtudes humanas, em grau muito superior aos dos grandes Padres da Igreja. E, entre estes dons, incluíam-se a ciência e a sabedoria. Assim, além de possuir em altíssimo nível o domínio e o entendimento dos evangelhos e das profecias bíblicas, ela sabia, com sabedoria profunda, que todos os eventos que a cercavam eram a ratificação daquelas profecias e revelavam os mistérios insondáveis do Pai - desde a mensagem de São Gabriel até o nascimento do Salvador numa pobre gruta de Belém - e 'guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração' (Lc 2, 19).

Sim, Maria tem privilégios extraordinários e incontáveis títulos da mais alta devoção mas, diante dos mistérios da sua maternidade divina, todos eles se tornam quase irrelevantes. Eis aqui um portento das graças e dos supremos desígnios de Deus: associado irrevogavelmente ao plano da Encarnação do Verbo, está, como um amálgama precioso, o singularíssimo privilégio da maternidade divina de Nossa Senhora. E ambos, Mãe e Filho são, por expressa vontade do Pai, estão estreitamente unidos na obra da salvação 'a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva' (Gl 4, 5).

Os pastores foram as primeiras testemunhas destes mistérios que outorgaram a todos nós esta filiação divina, tornando-os os portadores pioneiros da Boa Nova: a chegada do Menino Deus entre os homens! Embebidos pela graça, iniciaram um apostolado de herdeiros da graça pois 'todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam' (Lc 2, 18). Pela obediência aos desígnios divinos, Maria possibilitou a Encarnação do Verbo. Diante o Menino-Deus, prostremo-nos então e O glorifiquemos, implorando que a plenitude das graças do Natal possa produzir em nós abundantes frutos de conversão e de apostolado.