quarta-feira, 25 de maio de 2016

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LEGNICY

Durante a comunhão eucarística da Missa de Natal de 2013, que estava sendo realizada no santuário de San Jacek (São Jacinto), em Legnicy, na Polônia, uma hóstia consagrada caiu no chão. Recolhida imediatamente, foi colocada em um recipiente com água ('vasculum') para dissolução natural, consoante as boas normas canônicas. Entretanto, uma parte da hóstia, em vez de se consumir de acordo com os padrões físicos maturais, assumiu de imediato uma textura avermelhada e adiposa, similar ao tecido muscular humano.



Instituída uma comissão especial para avaliação do fenômeno, procedeu-se, mediante a remoção de um pequeno fragmento da parte ensanguentada da hóstia, a exames e testes especializados por dois institutos poloneses diferentes, concluindo-se pela presença no mesmo de tecidos estriados do músculo cardíaco humano, com sinais característicos de exposição a uma agonia extrema. Em janeiro de 2016, o bispo diocesano, Zbigniew Kiernikowski, encaminhou os pareceres dos especialistas à consideração teológica da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano que, não apenas reconheceu a veracidade do milagre, como manifestou-se pela aprovação à exposição pública da hóstia ensanguentada.

São Jacinto (1185 - 1257) é mundialmente cultuado pela sua devoção e adoração ao Santíssimo Sacramento e pela sua proteção extrema da Sagrada Eucaristia contra atos de vandalismo, profanação ou sacrilégio. Em 1240, encontrando-se em Kiev, atual capital da Ucrânia, temendo o sacrilégio das espécies sagradas pelo cerco e iminente ataque de hordas de bárbaros mongóis, fugiu da cidade, passando pelo Rio Dnieper e pelo acampamento dos bárbaros sem ser visto, levando consigo o cibório com as hóstias consagradas, uma estátua de Nossa Senhora e a companhia de outros religiosos. O mais recente milagre eucarístico proclamado pela Igreja aconteceu no santuário a ele consagrado, na sua Polônia natal, tendo sido reconhecido formalmente em 17 de abril de 2016, aniversário da canonização de São Jacinto (proclamada em 17 de abril de 1594, pelo Papa Clemente VIII). 

São Jacinto fugindo de Kiev em chamas com a Eucaristia e a imagem de Nossa Senhora.
Leandro Bassano (1557-1622), igreja de São João e São Paulo / Veneza

Ver também: