1. O que não caberia fazer no Calvário, não cabe fazer na Missa.
2. Na Missa, o papel do sacerdote é único - in persona Christi - e não pode ser nunca compartilhado com os fieis leigos.
3. Há orações exclusivas do sacerdote, que não podem e nem devem ser compartilhadas com os fieis, mesmo sob solicitação expressa do sacerdote (a Oração da Paz é um exemplo). Nestes casos, permaneça calado e somente responda 'Amém'.
4. O sacerdote pediu palmas? Ótimo, guarde para batê-las em casa, na alegria cristã em família.
5. O leigo fiel tem o direito de assistir a Santa Missa sem ter que participar de improvisações, vedetismos ou gracejos do sacerdote.
6. É melhor ser 'indelicado' com o sacerdote do que profanar o Mistério da Graça.
7. Lugar de teatro é no teatro. O fiel católico não vai à Missa para assistir teatro, mas para prestar adoração ao sacrifício do Filho de Deus.
8. Todo abuso litúrgico é uma profanação da sagrada liturgia.
9. Um sacerdote tem todo o direito de se achar um cantor de ópera - e nós, os leigos, o direito de permanecermos surdos à ópera durante a Missa.
10. Amar o sacerdócio é obra de grandeza cristã por excelência. Deus nos perdoará quando não os amarmos o suficiente. Mas os sacerdotes serão julgados severamente pelas Missas que rezaram e pelas quais nos levaram a não os amarmos o suficiente.