segunda-feira, 1 de julho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (FINAL)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE X - 1884/1890

Observação Inicial: De 1883 a 1890, as mensagens dos 'Manuscritos' tornam-se bem mais esporádicas e desprovidas de continuidade, com grande parte do período sem mensagens transcritas (por exemplo, dos anos de 1884, 1885, 1888 e 1889 não constam quaisquer mensagens no texto dos manuscritos).

1886

Maio de 1886: 'É verdade que ninguém merece as graças de Deus. Estas são Seus favores e quando Ele as concede, devemos recebê-las com gratidão e privilégio. Para a alma de um religioso, o espírito interior de recolhimento é essencial, assim como uma vida de sacrifício e de pureza de intenção. Nisso se resume toda a vida religiosa. Aprenda a respeitar a Regra e os Sacerdotes. Aqueles que atacam os ministros de Jesus Cristo, O ferem seriamente, pois eles são as pupilas dos Seus olhos. Ai, três vezes ai, para qualquer homem ou mulher que age dessa maneira.

É mais agradável a Deus uma religiosa realizar todas as suas ações em união consciente com Ele e com pura intenção em favor dos seus parentes falecidos, do que oferecer muitas orações por elas. É a alma que Deus ama mais que Ele crucifica na Terra, mas esta cruz mandada por Deus tem sempre uma certa doçura misturada com a amargura. Não é assim com as cruzes que nos chegam por meio de nossa própria culpa, nesta só encontramos as amarguras'.

Novembro de 1886: 'Você insiste em falar sobre estas provações! Bem, Deus as permitiu para a sua prova e lhe deu também as forças de alma para manifestar nelas a Sua glória, justiça e o triunfo do amor. Ele deseja de você uma vida de união com Ele, uma vida de reparação e de oração. Se você assumir estes princípios de coração, Ele serão também compartilhados com você no coração de Jesus'.

Natal de 1886: 'Se você quisesse mesmo, você poderia livrar-se logo de mim e eu seria libertada do  Purgatório'.


1887

Fevereiro de 1887: ‘Quando Deus tem desígnios especiais sobre determinada pessoa, quando Ele deseja que esta pessoa seja fora do comum, Ele lhe dá uma alma magnânima, um coração generoso, um juízo reto e uma mente equilibrada. Quando você não encontrar todas essas qualidades ou características em alguém, isso significa que Deus não espera nada de muito especial dessa pessoa.

Jesus não dá a conhecer à alma tudo o que Ele exige dela de uma só vez. Ela ficaria muito assustada. Pouco a pouco, à medida que a Sua graça a sustenta e fortalece, Ele revela Seus segredos e a torna partícipe de Sua crucificação. Deus ama você de uma forma especial. Você é Sua filha de predileção. Tudo o que aconteceu com você foi para seu bem maior. Todos devem amar a Deus intensamente mas, para você, isso é uma obrigação especial, pois deve ser recíproco.’

24 de junho de 1887: ‘Permaneça em íntima união com Jesus. Antes de qualquer ação, mesmo trivial, ou de qualquer coisa que tenha a fazer ou a dizer, peça os Seus conselhos. Fale com Ele de coração para coração como a um amigo que você tem sempre por perto. Jesus quer toda a sua alma, com todas as suas faculdades e potências, seu coração com todos os seus afetos, todo o seu amor. Jesus quer ser Um Só com você e todas as graças e bênçãos que você deseja para os outros, você deve tirar do Seu Sagrado Coração, Fonte Divina que nunca pode ser esgotada. Esta é a forma como os cônjuges que se amam devem agir, e especialmente você, a quem Ele ama mais que todas as outras. Jesus deseja que você Lhe preste um amor igual. Oh, se eu pudesse dizer-lhe todas as graças que Deus tem reservado para você, se você não colocar nenhum obstáculo no caminho de suas ações; graças indescritíveis que a vinculariam irrevogavelmente a Ele; tesouros de graças especiais, raras, profundas. Ele tem muitas coisas para lhe confidenciar, para você mesma e para o bem de outros.

Sempre que possível, vá à igreja e faça uma pequena visita a Jesus e extravase o amor do seu coração por Ele. Fale sobre todas as suas tristezas, as suas alegrias, seus sofrimentos, em uma palavra, tudo. Fale com Ele como a um amigo amoroso, um pai, um esposo. Fale do seu amor de mansidão. Caso você não possa ir à igreja, fale com Ele em seu coração. De vez em quando, durante o dia, deixe a sua mente se envolver por alguns minutos pela Presença Divina; reconheça, ante a Sua Majestade, a sua própria miséria e também a Sua bondade e O agradeça humildemente. Tenha o desejo de falar todo dia com Jesus de coração para coração. Isso é o que Ele espera de você e o que Ele tem esperado por tanto tempo.

Se você for fiel a tudo o que eu lhe falo, se você esforçar-se para tentar agradar Jesus em tudo, se você der a Ele todas as pequenas atenções amorosas de um coração devotado, sempre à procura de agradar seu esposo, Jesus, por sua vez, terá com você as palavras mais secretas, divinos anelos, o mais terno amor de um Pai e um Esposo que não vão lhe recusar nada. Se você se entregar totalmente a Ele, Ele vai se entregar inteiramente a você. Deus quer que este Retiro a leve a um estado de espírito que Ele queria ver em você há muito tempo. Deus consegue Seus propósitos por caminhos muitas vezes desconhecidos para nós. Esforce-se muito, com seriedade e coragem. Por seu lado, Jesus vai lhe conceder novas graças; esforce-se para merecê-las com generosidade para o seu próprio bem e para o bem da comunidade.

Permita que Jesus possa dobrar e moldar a sua alma como Ele aprouver. Ouça atentamente a Sua voz no fundo de sua alma e não perca nenhuma das Suas graças. Deixe que a sua vontade e a Vontade Dele seja uma só e o seu coração perder-se no coração dEle. Ele irá em breve realizar Seus desígnios em você, se você não colocar nenhum obstáculo em seu caminho. Não perca de vista a Sua Presença Divina. Deus quer que você seja extraordinariamente santa para pertencer somente a Ele. Esforce-se apenas em fazer isso. Mais que todas as coisas, Jesus deseja encontrar em seu coração um amor que seja puro, desinteressado, generoso, um amor que não tema o sofrimento nem busque a sua própria comodidade. Tudo isso é para ser feito com o único objetivo de agradar somente a Jesus.

Deus não nos proíbe de cuidar de nossos corpos, mas há algumas pessoas que Ele mesmo quer cuidar e curar, quando julgar adequado fazê-lo. Nestes casos, remédios não bastam. Para estas pessoas, uma simples mortificação é melhor do que qualquer outra coisa. Acredite no que eu lhe estou dizendo - você vai ver que é verdade.

Uma vida comum, é o que Jesus quer de você, de quem Ele cuida tão intimamente. Que uma fé prática anime todas as suas ações, que a sua confiança e seu amor por Jesus a leve a empreender generosamente tudo o que Ele exige de você. Toda manhã, ao acordar, diga a Jesus Amado: 'Meu Jesus, eu estou aqui, pronta para cumprir a Sua vontade - o que o Senhor quer que eu faça para agradá-lO hoje?' Faça todos os seus exercícios de piedade com grande amor na presença de Jesus. Você só pode fazer o bem para as almas na medida em que estiver unida à Deus. Deus está em busca de almas para reparar os ultrajes que recebe; almas que O amem e O tornem amado por outros. Ele quer você no número destas almas.

Em um determinado momento, Deus desmascara as tramas e derrota as maquinações daqueles que não agem apenas para a Sua glória. Antes de permitir a uma alma, uma união mais íntima com Ele, Jesus a purifica por meio de provações, tanto maiores quanto maiores sejam os Seus desígnios sobre aquela alma. O diabo sabe muito bem que Deus tem desígnios especiais em relação a você; é por isso que ele perturba tanto você e lhe impõe preocupações sem fim. Não desanime; Deus está ajudando você agora e sempre. Lute com grande coragem - apesar dos esforços do inferno, Deus vai alcançar o Seu propósito. Deus me faz instrumento para  incentivá-la, porque você não tem mais ninguém. Lembre-se e veja como a natureza humana tem necessidade desses pequenos estímulos. Pense nisso quando a ocasião se manifestar, uma vez que você tem e continuará a ter a tarefa de guiar almas.

Deus nos dá um exemplo disso no Jardim da Agonia. Tenha confiança em Jesus, Ele nunca vai abandonar você. Faça seu lugar de moradia habitual no Coração de Jesus. Que o amor seja o elo a unir o seu coração ao Coração Adorável de Jesus. O seu coração, tão miserável, será purificado e desapegado ao tocar o Coração Puro de Jesus. Obtenha do Divino Coração de Jesus todas as graças que você precisa para os outros e para as almas sob a sua confiança. Ele não irá recusar-lhe nada que você peça com confiança e amor. As provações e sofrimentos da alma são mais agudas do que as do corpo. Mas, para as almas que amam a Jesus, a maior tristeza é saber que elas Lhe causam dor diariamente, por seus pecados e ingratidões. Peça ao Coração de Jesus as forças necessárias para que Ele possa realizar os Seus desígnios em relação a você.

Se Deus exige tanta pureza de uma alma que Ele admite no Céu, é porque Ele é a eterna pureza, beleza e justiça, a eterna bondade e perfeição. Deus permite, assim, que você sofra no corpo e na alma, para que Ele possa ser capaz de cumprir em você todos os seus grandes desígnios, a fim de que você possa conhecer a via da perfeição para as outras (Irmãs) com base na sua própria experiência.

Para manter a sua mente firmemente ligada na Presença de Deus tome, a cada dia, uma das quatorze estações da Paixão de Nosso Senhor e medite sobre ela mais detalhadamente. Jesus deseja que nos lembremos de todos os sofrimentos que Ele sofreu por nós. Nos dias de festa, medite de forma análoga em um dos mistérios gloriosos, por exemplo, a Ressurreição, a Ascensão, etc. Pense com frequência na Sagrada Eucaristia e na vida oculta de Jesus no tabernáculo. Ali, sobretudo, você verá o Seu amor escondido, sozinho e esperando em vão por alguém chegar e dizer-Lhe: 'Jesus, eu vos amo'. A cada domingo, faça o seu pequeno planejamento para a próxima semana procurando, em uma palavra, agradar a Jesus e Ele irá recompensá-la na mesma medida. Na Santa Comunhão, Jesus Se unirá a você mais intimamente - mais do que Ele já fez com alguém antes. Você vai encontrar neste alimento divino uma extraordinária força para elevá-la até a altura da perfeição que Jesus exige de você.

Todas as coisas passam e passam rapidamente. Não se preocupe tanto com as coisas que vão acabar um dia. Busque aquilo que nunca vai acabar. Com as nossas ações abençoadas e unidas a Jesus, vamos embelezar nosso trono celestial. Vamos levá-lo, alguns passos mais, para perto dAquele a quem contemplaremos e amaremos por toda a eternidade. Isto é o que deve ser a nossa única preocupação na terra. Para uma alma que O ama, Jesus faz coisas que parecem impossíveis a princípio. É assim que Ele agirá em relação a você. Jesus está atraindo você a Ele de forma doce e suave e, ao mesmo tempo, forte e perseverante. Não recuse a Sua Divina Atração.

Em pouco tempo, Jesus vai lhe dizer o que Ele quer de você. Nesse meio tempo, eu é quem me encarrego de dar a conhecer a você a Sua Vontade Divina. Ouça bem a Sua voz, que está falando com você nas profundezas mais secretas do seu coração. Não Lhe recuse nada e você vai ganhar tudo, porque se você for generosa, Ele há de ser muito mais. Você já teve a prova disso muitas vezes.

Deus quer almas generosas a Seu Serviço, almas que não tenham nenhum pensamento de si mesmas, mas que mobilizem toda a atenção e boa vontade em amá-lO e servi-lO, às expensas dos seus próprios interesses. As graças de Deus são ofertas puras que Ele não nos deve. Ele as dá a quem Lhe aprouver, sem que ninguém tenha o direito de reivindicar algo sobre isso. Quem tem o direito de estabelecer a lei ao Divino Mestre? Portanto, receba com toda a humildade e gratidão as graças especiais com que Jesus lhe tem favorecido, sem tentar entender porquê e para quê. Jesus deseja elevar você acima de todas as criaturas de modo que você não tenha vínculo algum com a terra. Você deve viver a vida dos especialmente escolhidos, cuja única ocupação deve ser a de desfrutar, amar e perder-se inteiramente em Deus'.

1890

02 de novembro de 1890: Uma lembrança - Esta é a última bênção do mês do Rosário.

'Eu vou tentar fazer você entender, tanto quanto for possível na terra, o que seja o Céu. Há sempre novas festas que se sucedem sem fim, sem interrupção. A felicidade é sempre nova e de tal modo, ao que parece, como nunca antes se sentiu. É uma torrente de alegrias que flui incessantemente sobre os eleitos. O Céu está acima de tudo e além de tudo  é —  Deus: Deus amado, sentido, provado; em uma palavra, é estar saciado de Deus sem nunca estar ainda saciado! Quanto mais uma alma amou a Deus sobre a terra, mais ela avançou na via de perfeição, mais ela é capaz de amar e compreender quem é Deus no Céu. Jesus é a verdadeira alegria na terra e a eterna felicidade no Céu'.