sábado, 29 de outubro de 2022

ORAÇÃO AO SANTO ANJO DA GUARDA DO BRASIL

As nações e os povos, tanto como cada homem individualmente, têm os seus destinos guardados e regidos por um Anjo da Guarda. Assim nos ensina São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico, bem como a Tradição da Igreja. O Brasil, portanto, é guiado, conduzido e amparado por um guardião celeste que, sustentado pelas orações e boas obras do povo brasileiro, intervém na formação e desenvolvimento dessa nação para nos fazer mais próximos dos Céus como um povo santo de uma nação santa. É fato conhecido que o Anjo da Guarda do Brasil era celebrado no dia 7 de setembro e muito honrado no período do Império. Mais ainda, embora esse anjo nunca tenha sido plenamente identificado como sendo o Arcanjo Rafael, alguns bispos consagraram o Brasil no passado a esse arcanjo, como protetor da nação brasileira.

Nestes dias tremendos em que vivemos, em que as nossas escolhas e o nosso livre arbítrio, como filhos de Deus, tendem a nos impelir a todos a um caminho de mazelas e de perdas generalizadas da autêntica catolicidade e da fé cristã, a par as nossas debilidades e deploráveis fraquezas espirituais, elevemos as nossas orações ao Santo Anjo da Guarda do Brasil para nos livrar dos males e do avanço da iniquidade sobre nossas famílias, nossos valores morais, nossa história de Terra da Santa Cruz (Terra Sancta Crucis), nossa herança sagrada de povo santo e nação santa, sempre protegida e amparada por Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


1. Deus Eterno e Onipotente, que destinastes a cada nação o seu Anjo da Guarda, concedei que, pela intercessão e patrocínio do Anjo da Guarda do Brasil, sejamos livres de todas as adversidades. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém. 

2. Ó Deus, cuja providência não conhece limites, Vós nos concedestes um anjo que vela sobre a nossa nação; nós Vos suplicamos que, com o auxílio deste divino guardião, conservemos a fé, a esperança e a caridade, vivendo na paz e na concórdia nesta terra de Santa Cruz. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

3. Santo Anjo do Brasil, vós fostes encarregado pelo Pai Eterno de guardar esta Terra de Santa Cruz e ajudá-la a crescer e desenvolver-se conforme os seus desígnios benevolentes. Nós cremos no vosso poder junto de Deus e confiamos na vossa prontidão em socorrer-nos. Sede, pois, nosso guia para que cumpramos convosco a nossa missão no mundo. Ajudai a Igreja no Brasil a anunciar Cristo com franqueza e alegria e penetrar toda a sociedade com o fermento do Evangelho. Afastai, com a força da Santa Cruz, todos os poderes inimigos que ameaçam o povo brasileiro. Unimos as nossas preces às vossas. Apresentai-as diante do Trono de Deus, para que, unidas ao sacrifício de Jesus, oferecido diariamente em nossos altares, alcancem aquelas graças que mais precisamos nesta hora de combate espiritual. E guardai-nos, sempre debaixo do manto protetor de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Rainha, para que permaneçamos fiéis no caminho de Jesus, o único que nos conduz da terra ao Céu. Lá na assembleia de todos os povos, unidos como uma só família de Deus, louvaremos e agradeceremos convosco ao Pai Eterno, com seu Filho e o Espírito de Amor, por toda a eternidade. Amém.