sexta-feira, 22 de abril de 2022

É PRECISO MUDAR O HOMEM INTERIOR

Carta enviada por Santo Inácio de Loyola a Bartolomeu Romano, então estudante jesuíta, em resposta à declarada intenção do mesmo pela não continuidade dos seus estudos religiosos no Colégio de Ferrara (Itália):

Roma, 26 de janeiro de 1555

Caríssimo Irmão Bartolomeu:

Pelas suas cartas e as dos outros, mas principalmente pelas suas, entendo o seu estado. E tanto mais me desagrada quanto mais desejo o seu bem espiritual e a sua salvação eterna. Está muito enganado se pensa que a causa de não conseguir aquietar-se nem dar fruto no caminho do Senhor está no lugar ou nos superiores ou nos irmãos. 

Isso vem de dentro de você e não de fora, isto é, da sua pouca humildade, pouca obediência, pouca oração e, enfim, pouca mortificação e pouco fervor para avançar no caminho da perfeição. Pode mudar de lugar, de superiores e de irmãos: mas se não mudar o seu homem interior, nunca agirá bem e em qualquer lugar será o mesmo, até que chegue a ser humilde, obediente, devoto, mortificado no seu amor-próprio. 

De modo que procure esta mudança e não outra. Digo que procure mudar o homem interior e dominá-lo como servo de Deus, e não pense em nenhuma mudança externa, porque ou você será bom aí, em Ferrara, ou não será bom em nenhum outro colégio. E tenho certeza disto, pois me consta que em Ferrara poderia ser mais ajudado que em qualquer outro lugar.

Dou-lhe um conselho: que se humilhe muito de coração ao seu Superior e lhe peça ajuda abrindo-lhe o seu coração em confissão ou como quiser e tome o remédio que este lhe dará. Ocupe-se em ver e chorar as suas imperfeições e não as dos outros, procure em diante dar maior edificação e não encha, por favor, a paciência daqueles que o amam em Jesus Cristo nosso Senhor e gostariam de vê-lo bom e perfeito servo do mesmo.

Cada mês me escreva duas linhas para dizer como se encontra quanto à humildade, obediência, oração e desejo de sua perfeição; e também como vai nos estudos. Cristo Nosso Senhor o guarde.

(Excerto da obra 'Cartas de Santo Inácio de Loyola', Vol. II, A. Cardoso, 1990)