sábado, 16 de janeiro de 2021

CARTAS A MEU PAI (IX)

Pai:

quantos de vossos filhos procuram aqui e ali alguma palavra de alívio e de consolo diante de uma realidade que os esmaga, diante o mundo que se desmorona à sua volta, diante uma pandemia que assola os bons e os maus, diante uma tragédia que ceifa vidas e cotidianos. O que se pode dizer a eles, a não ser Vos buscar ainda com mais fervor e perseverança?

Como explicar de forma serena, no contexto da virtude dos primeiros cristãos e dos milhares de mártires de então, que bispos e sacerdotes acolham subservientes e dóceis, alegando como imposições razoáveis, a suspensão do Santo Sacrifício? Se a Missa é o sol da Igreja - como dizia São Francisco de Sales -  como a Igreja pode viver sem o sol, sem a luz de Cristo, sem o exercício do ato mais sagrado da nossa religião, sem o mistério inconcebível da graça da glória maior a Deus?

Que fosse proibido viver, mas não Vos fosse proibido ser dado aos homens porque, sem a Missa, não existe a Igreja de Cristo e, sem a Igreja de Cristo, os homens estão irremediavelmente perdidos. Não, o mundo não se desmorona à nossa volta ainda, mas vai começar a se desfazer em pedaços a partir de agora. Mais do que nunca, os Vossos filhos estão morrendo sozinhos e abandonados, sem receber os últimos sacramentos, sem a presença de um sacerdote que precisa se proteger (?) do flagelo que se abate sobre o mundo e sobre a Igreja. 

O que se pode dizer a estes vossos filhos angustiados, se o Vosso exército se cala e se esconde atrás de quartos e salas fechadas e em igrejas vazias, sustentando igualmente a fé vazia de missas em redes sociais? Sob a ditadura do medo, vivemos. Sob o escárnio da supressão das liberdades individuais e coletivas, vivemos. Sob a imposição de rituais de confinamento da humanidade inteira, vivemos. Vivemos como zumbis e como escravos. Morremos como cristãos, e morremos para Cristo.

Ainda que o vírus e a pandemia fossem dezenas de vezes mais letais, nada se compara ao valor infinito de uma única Missa rezada. O grande pecado dessa geração dos homens é a sua infinita covardia e a sua subserviência ao medo, pela absoluta inércia diante do pecado, das perseguições e dos poderes das trevas. A Igreja de Cristo e o mundo são adversários irreconciliáveis e, no momento em que se tornam parceiros, ou o mundo acabou ou a Igreja de Cristo se vendeu ao mundo.

Nada, coisa alguma, poder civil nenhum poderia ter tal autoridade sobre a proibição do Culto Divino, contra a oferenda bimilenar dos fieis católicos de prestar o devido culto a Deus. Nada poderia ou deveria ser instrumento da subserviência da Igreja ao Estado na suspensão da Missa aos fieis. Nada. Absolutamente nada. Ai daqueles que se acovardam diante as imposições dos homens: como poderão ficar de pé diante o juízo de Deus?

Há um mérito enorme na assistência da Santa Missa em tempos de paz, nos tempos das flores e da primavera, na disponibilidade do templo santo a 50m de casa. Mas, cessados os regalos do mundo, qual é o preço que ousamos pagar para assistir presencialmente e com devoção a Santa Missa? O preço de muitos tem sido a comodidade e o indiferentismo por décadas. O medo e a covardia diante de um vírus  obscuro e maldito é o custo selado de uma geração inteira. Conseguimos finalmente o apogeu de nossa herança mundana: tornar a nossa fé ainda mais ínfima que um vírus!

Pai, o que se pode dizer mais a estes Vossos filhos que ainda mantêm a fé como chama viva e duradoura? Mais do que nunca, que sejam ainda mais conscientes de sua fé cristã e perseverantes na doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. E muito, muito importante, não tenham medo, não se desesperem com o que virá, com o dia de amanhã, com o que pode acontecer. 

O que dizer a eles, senão que os esperam grandes e recorrentes provações? Que as cortinas dos tempos se fecham inexoravelmente à nossa volta, para dar fim a uma humanidade tão pecadora e tão afastada de Deus? Que ser e se manter cristão nos tempos de hoje será, sem dúvida, uma tarefa de enormes sacrifícios e muito provavelmente de martírios? Que todos sejam homens e mulheres de oração, de oração constante, despojada, perseverante e em total abandono à Santa Vontade de Deus? Tudo isso é o que eu poderia lhes dizer e algo mais do que isso: que volvam o olhar e o coração a Nossa Senhora e supliquem a Vós, ó Pai, por meio dela, o rápido triunfo dos Imaculados Corações de Jesus e de Maria sobre o mundo.

Rezemos, rezemos muito, pelos sacerdotes e pela Santa Igreja! Para que estes homens nada comuns sejam homens muito além do mundo. Para que sofram pela fé, para que a fé lhes seja o único apreço e o único cajado, para a glória de Deus. Para que sejam santos e mártires, para que sejam mártires e santos. Para que arregimentem muitas e muitas almas para a Vinha Eterna do Senhor, nestes tempos tremendos em que a terra, gemendo agora as dores do parto, ousa gritar e impor a uma geração de pecadores que acabou o tempo da semeadura e da colheita. Essa mesma terra que há de renascer vivificada pela infinidade dos frutos bons da Igreja de sempre, da Igreja de Cristo.

Com a vossa bênção, R.

('Cartas a Meu Pai' são textos de minha autoria e pretendem ser uma coletânea de crônicas que retratam a realidade cotidiana da vida humana entranhada com valores espirituais que, desapercebidos pelas pessoas comuns, são de inteira percepção pelo personagem R. As pessoas e os lugares, livremente designados apenas pelas suas iniciais, são absolutamente fictícios).