segunda-feira, 6 de maio de 2019

5 CAMINHOS PARA A CONVERSÃO

Quereis que vos indique os caminhos para a conversão? São numerosos, variados e diferentes, mas todos conduzem ao céu. 

O primeiro caminho da conversão é a condenação das nossas faltas. 'Aviva a tua memória, entremos em juízo; fala para te justificares!' (Is 43,26). E é por isso que o profeta dizia: 'Eu disse: confessarei os meus erros ao Senhor e Vós perdoastes a culpa do meu pecado' (Sl 31,5). Condena pois, tu próprio, as faltas que cometeste, e isso será suficiente para que o Senhor te atenda. Com efeito, aquele que condena as suas faltas, tem a vantagem de recear tornar a cair nelas…

Há um segundo caminho, não inferior ao primeiro, que é o de não guardar rancor aos nossos inimigos, de dominar a nossa cólera para perdoar as ofensas dos nossos companheiros, porque é assim que obteremos o perdão das faltas que nós cometemos contra o Mestre; é a segunda maneira de obter a purificação das nossas faltas: 'Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós' (Mt 6,14).

Queres conhecer o terceiro caminho da conversão? É a oração fervorosa e perseverante que tu farás do fundo do coração. O quarto caminho, é a esmola; ela tem uma força considerável e indizível. No quinto caminho, a modéstia e a humildade não são meios inferiores para destruir os pecados pela raiz. Temos como prova disso o publicano que não podia proclamar as suas boas ações, mas que as substituiu todas pela oferta da sua humildade e entregou assim o pesado fardo das suas faltas (Lc 18,9s). 

Eis cinco caminhos de conversão… Não fiques pois inativo mas, a cada dia, utiliza todos estes caminhos, pois são caminhos fáceis para seguir e tu não podes usar a tua miséria como desculpa.

(São João Crisóstomo)