terça-feira, 29 de janeiro de 2013

18 CONSELHOS PARA SE ALCANÇAR A SALVAÇÃO


Cornelius A. Lapide foi um jesuíta e exegeta flamengo (nascido em 1567 na cidade de Bocholt na Bélgica e falecido em Roma em 1637). Cursou filosofia e teologia nas universidades de Maastrich, Colônia e Louvain, sendo ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1595. Sua obra inclui comentários de todos os livros das Sagradas Escrituras, com exceção do Livro dos Salmos e do Livro de Jó. Eis os seus dezoito conselhos para se alcançar a salvação eterna:

1. É necessário esforçar-se violentamente: '...o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam', disse Jesus Cristo (Mat 11, 12). Em outra parte, lê-se que 'Procurai entrar pela porta estreita' (Lc 13, 24). E ainda: 'Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me' (Lc 9, 23).

2. É preciso morrer: 'Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á' disse Jesus Cristo (Mt 16, 25), ou seja, deve-se dedicar à prática da mortificação e de todas as virtudes.

3. É preciso avançar sempre: 'Correi, pois, de tal maneira que o consigais (o prêmio)' (1 Cor 9, 24). 'Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão' (1 Cor 9, 25-27).

4. É preciso não olhar para trás: 'Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus', disse Jesus Cristo (Lc 9, 62).

5. É preciso trabalhar 'para nossa salvação com temor e tremor', como disse o Grande Apóstolo (Filip. 2, 12).

6. É preciso esquecer a terra e pensar no Céu. Disse São Paulo: '... Eu me empenho em conquistá-la (esta meta), uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo' (Filip 3, 12-14).

7. É preciso aproveitar-nos do tempo favorável, que é o presente, como diz São Paulo: 'Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação' (2 Cor 6, 2).

8. É preciso viver para Jesus Cristo pois, como disse o Grande Apóstolo: 'os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou' (2 Cor 5, 15).

9. É necessário combater pela fé: 'Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado', escreve São Paulo a Timóteo (1Tim 6, 12).

10. É preciso sofrer as provas com paciência, como diz São Paulo: 'É necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações' (Atos, 14, 22).

11. É necessário retirar-se (do mundo) e guardar silêncio. Temos de empregar os meios dados pelo anjo a Santo Arsênio: 'Arsênio, afasta-te, guarda silêncio e o retiro; estes são os princípios da salvação' (In Vit. Patr.).

12. É preciso ser prudente: 'a língua do imprudente é a sua própria ruína', diz o Eclesiástico (Ecl 20, 24). A prudência é o que a Sabedoria chama de 'ciência profunda' (Prov 8,12) e o que o anjo chama de 'sabedoria dos justos' no Evangelho de São Lucas (Lc 1, 17).

13. É preciso ter compaixão da alma e vigiá-la. 'Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme', diz o Eclesiástico (Ecl 30, 24).

14. Temos de pensar no Juízo. 'Deus - diz Orígenes- tem confiado e recomendado a vós uma alma à sua imagem e semelhança, e haveis de devolvê-la tão intacta quanto Ele vos legou este precioso depósito' (In Cant.).

15. É preciso seguir, recomeçar, ter apenas Deus por meta. Ao ser indagado para que indicasse os melhores meios para agradar a Deus e assegurar a salvação das almas, São Carlos Borromeu estabeleceu as seguintes regras: (i) é preciso fazer este propósito a cada dia, ou seja, temos de nos esforçar a cada dia para servir a Deus com mais fervor; (ii) viver o momento presente na presença de Deus; (iii) ter somente Deus por meta em todas e em cada uma de nossas ações' (In Ejus Vita).

16. Temos de manter a alma em solicitude, conforme diz o Eclesiástico: 'Guardai-vos de toda iniquidade' (Ecl 17, 11).

17. É necessário observar a lei de Deus. 'Se queres entrar na vida, observa os mandamentos', disse Jesus Cristo (Mat 19, 17). 'O que observa o preceito guarda sua vida', dizem os Provérbios (Prov. 19, 16). Disse Jesus Cristo: 'Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus' (Mat 7, 21).

18. É preciso querer salvar-se e querer energicamente. Indagado por sua irmã sobre o que ela deveria fazer para se salvar, São Tomás de Aquino respondeu: 'Querendo', ou seja, 'poderás ser salvo se o quiseres eficazmente, pois esta vontade eficaz pela salvação obrigar-te-á a adotar com ardor todos os meios necessários para que o consigas'. E, diante da pergunta seguinte da irmã quanto ao que mais desejava ardentemente nesta vida, São Tomás respondeu: 'Morrer bem'.