sexta-feira, 9 de maio de 2025

TESOURO DE EXEMPLOS II (10/12)


10. A GRANDEZA DO PAPADO

Encerrada a Revolução Francesa, assentou-se no trono de França um rei herdeiro dos funestos princípios da Revolução: Luís Filipe de Orléans. Thiers é o presidente do Conselho de Ministros e é, ao mesmo tempo, magnífico escritor e político a Maquiavel. Um dia está em Roma e quer ver o papa. O Santo Padre prontifica-se a recebê-lo; mas Thiers - como protestante que é - pede uma condição: não ajoelhar-se diante do papa, nem beijar-lhe a mão. Ciente dessa condição, Gregório XVI sorriu apenas. 

Entrou, afinal, nos aposentos pontifícios o famoso presidente. O papa estendeu-lhe a mão para cumprimentá-lo mas, em presença daquela imponente figura branca, Thiers sente apoderar-se de sua alma um sentimento indefinível. Vacilou um instante, caiu de joelhos e osculou o pé do Vigário de Cristo. O papa perguntou-lhe cheio de bondade:
➖ Tropeçou em alguma coisa, senhor presidente? 
E Thiers, comovido, respondeu:
➖ Santíssimo Padre, tropecei na grandeza do papado! 

11. ASSIM SÃO OS FILHOS 

Na história evangélica, encontramos cinco pais que acodem ansiosos a Jeus, intercedendo por seus filhos: um pede a saúde, outro a honra, outro a vida... Só uma vez encontramos um fiiho que pede por seu pai.

Sabeis o que pediu? Licença para ir enterrá-lo!... 

12. NÃO ZOMBAR DOS PADRES 

O célebre historiador Saiviano narra que, na cidade de Cartago, decaída de seu antigo prestígio, estava na moda desprezar os religiosos. A plebe vil, quando avistava algum padre ou religioso, escarnecia-os e dirigia-lhes nomes injuriosos. 

O castigo de Deus não se fez esperar muito. Um dia aportaram ali os terríveis vândalos. A ferro e a fogo, reduziram a cidade a um montão de ruínas, não deixando em pé nem sequer uma parede sobre a qual se pudesse escrever: 'Aqui era Cartago'. 

Foi assim que Nosso Senhor fez ver quanto ciúme tem do respeito devido aos seus ministros, dos quais dissera: 'Quem vos toca, toca a pupila de meus olhos' (Zc 2, 8); e 'quem vos despreza a mim despreza' (Lc 10, 16).

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos' - Volume II, do Pe. Francisco Alves, 1960; com adaptações)

VER PÁGINA