No fim da sua vida, a visão de São Beda, o Venerável, começou a falhar. Mesmo assim, ele não relaxou dos seus deveres e, com a ajuda de um guia, continuou a percorrer as aldeias e castelos onde pregava a palavra do Senhor.
Certa vez, quando atravessavam um vale ermo e pontuado por grande pedras monolíticas, foi alertado pelo guia, que dele fazia chacota, de que ali se encontrava muita gente reunida esperando em silêncio e com avidez a sua pregação. Sem delongas, o Venerável proferiu ali, naquele vale isolado e sombrio, uma bela pregação sobre os Evangelhos, enquanto o guia dormitava sobre uma pedra. Ao final do seu sermão, ao proferir as palavras 'Por todos os séculos dos séculos', imediatamente as pedras responderam a uma só voz: 'Amém!'
(Excertos da obra 'Legenda Áurea - Vidas de Santos, de Jacopo de Varazze)
Legenda Áurea constitui meramente um livro de devoção católica, acessível às pessoas comuns de todas as épocas, sem nenhum propósito de abordagem biográfica da vida dos santos sob o escopo da veracidade ou da confiabilidade histórica. Trata-se, portanto, de uma coletânea de fatos ficcionais e inverídicos (lendários) que, uma vez associados às virtudes heroicas específicas dos diferentes santos da Igreja, tinha por objetivo incrementar a devoção católica do leitor pelos santos para a sua própria santificação pessoal. Alguns deles serão publicados no blog. A excelência dos objetivos e resultados alcançados pela obra pode ser aferida pelo enorme sucesso das muitas e diversas versões e traduções realizadas desde a sua publicação original no século XIII.