quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O SINAL DA CRUZ (I)


In hoc Signo vinces - 'Por este Sinal vencerás'

I

'Apenas quinze dias são passados que os jornais anunciaram o naufrágio do navio comandado pelo Capitão Walker. A notícia que lemos nos foi dolorosa pela morte de passageiros conhecidos nossos. Tinha o navio batido contra um escolho, o que deu origem a um largo rombo no casco. Apesar dos esforços da tripulação, foi impossível repará-lo. Em menos de uma hora o porão estava inundado; e o navio descia a olhos vistos abaixo da linha de flutuação. 

Diante do perigo, alijaram ao mar as mercadorias; além das mercadorias, as provisões de guerra; depois os móveis e uma parte dos aparelhos. Por fim, lá se foram as provisões de alimentos, excetuando-se duas ou três pipas de água e alguns sacos de bolacha. Tudo inútil. O navio continuava a afundar e o naufrágio tornava-se iminente. Como último recurso, o Capitão Walker mandou lançar fora as lanchas e, muito à pressa, entrou numa. Infelizmente a maior parte dos passageiros, em vez de nelas encontrarem salvamento, encontrou a morte. Com pequenas variantes, esta é a história dos grandes naufrágios. Em transes tais, os que comandam o navio e as demais pessoas que o ocupam estão prontos para alijar tudo quanto podem: a vida primeiro que tudo. 

O mundo atual (este mundo que ainda se diz cristão) oferece mais de um ponto de semelhança com um navio avariado e prestes a perder-se. As furiosas tempestades que, desde longo tempo, não têm cessado de bater contra a nau da Igreja, nela têm aberto largos rombos. Em grandes ondas, foram entrando doutrinas, costumes, usos e tendências anti-cristãs. E' necessário um abrigo seguro; não para o Navio que é imperecível. mas para os passageiros que não o são. O que se tem feito? Não é ao mundo abertamente pagão que me refiro; nele já o naufrágio está consumado. Falo é deste mundo que ainda pretende ser cristão. 

Que fez ele? O que faz, a cada dia, às provisões de guerra e de alimentação, às mercadorias, aos móveis e aos aparelhos de que a Igreja tinha provido a Nau, a fim de assegurar a sua segurança contra o ímpeto dos ventos e contra os escolhos, e o bom resultado da navegação até ao porto da eternidade? Tudo ou quase tudo foi lançado ao mar. Que é feito da oração em comum no seio das famílias? No mar. Onde andam os estudos da doutrina e as leituras piedosas e a meditação? No mar. Onde ficaram a assistência habitual ao Santo Sacrifício da Missa, o Escapulário e as contas do Rosário? No mar. Onde está aquela santificação séria do domingo, dia reservado unicamente para assistir à Santa Missa inteira e para escutar as pregações da Palavra de Deus e os Oficios Divinos; para a visita aos pobres, aos aflitos e aos doentes? No mar. Onde foi parar a prática frequente e regular dos sacramentos da Confissão e da Comunhão, a observância ao jejum e à abstinência? No mar. Onde está aquele espírito de simplicidade, de modéstia e de mortificação no vestuário, nos divertimentos, nas habitações, no mobiliário, na alimentação? No mar. Onde está o Crucifixo? O que é feito das imagens santas? E o uso da água benta? No mar. Tudo lançado ao mar...

E a Nau continua sendo invadida pelas ondas! Diminui-se o espírito cristão e o espírito mundano cresce a olhos vistos. Entram os viajantes nos barcos, isto é, nas religiões que eles próprios criam segundo as suas verdades, as suas posições, os seus temperamentos, os seus gostos. Aos domingos, vai-se à Igreja o mais tarde possível, assiste-se um pedaço da Missa apressadamente e sabe-se Deus com qual intenção! Missa cantada nem pensar. Ir à explicação da doutrina e às Vésperas [onde elas ainda são rezadas?*], nunca. O cristão de agora frequenta os espetáculos e as danças, lê tudo o que se apresenta, pratica tudo o que quer; só não pratica aquilo que deve. Eis os frágeis batéis [barcos pequenos] aos quais o homem, que se diz católico, hoje confia a própria salvação. 

Porventura poderá ele admirar-se de tantos naufrágios? E a gente nova que assim se vai criando? Entre os usos católicos imprudentemente abandonados pelo mundo atual, um há, entre todos relevantes, que do naufrágio eu bem quisera a todo o custo salvar. E' o Sinal da Cruz [a imagem incluída na postagem corresponde à da primeira tradução em português da obra (1950)]. É tempo de curar a conservação dele. Se não, daqui a alguns anos terá seguido o caminho de tantas outras práticas tradicionais que devemos à ternura maternal da Igreja e à piedade esclarecida dos séculos cristãos [o texto original de 1862 é profético para a crise atual da Igreja; na sequência imediata da edição da obra, o Papa Pio IX instituiu, em 1863, indulgência parcial (ver abaixo)** à prática do Sinal da Cruz].

Queres saber o triste paradeiro do Sinal da Cruz no mundo cristão de hoje? Coloca-te um domingo qualquer à porta de uma igreja. Observa bem a multidão, que entra na Casa de Deus. Um grande número entra com altivez ou loucamente; entram sem nem olhar para a pia de água benta [em quantas igrejas se dispõe ainda de uma pia de água benta à entrada?] e não fazem o Sinal da Cruz. Outros, em menor número, apenas fazem um gesto exterior do Sinal da Cruz. Outros tantos, pelo modo com que fazem o Sinal da Cruz, melhor seria que o não fizessem. Estou certo de que o mais hábil decifrador de hieróglifos diante daquilo ficaria em dificuldades. 

Um tal movimento de mão - irrefletido, apressado, truncado, mecânico - ao qual é impossível designar forma ou dar uma significação, se é que ligam a menor importância ao que fazem, eis deles o Sinal da Cruz de domingo. Nesta multidão toda de gente batizada, quantas pessoas encontrarás que façam, séria, regular e religiosamente, o Sinal santo da salvação eterna? Ora, se em público e em circunstâncias solenes, a maior parte não faz ou faz mal o Sinal da Cruz, tenho dificuldade em me persuadir que o façam e o façam bem, em outras ocasiões onde há, na aparência, menos motivos para o fazer e de o fazer bem. E' pois um fato: os cristãos de hoje não fazem, fazem raras vezes ou fazem mal feito o Sinal da Cruz'. 

* observações adicionadas pelo autor do blog

(Excertos adaptados da obra 'O Sinal da Cruz', do Monsenhor Gaume, 1862)


**Excertos da Indulgência Parcial da Igreja associada à Prática do Sinal da Cruz 

(introduzida pelo Papa Pio IX, em 28 de julho de 1863)

... Julgamos a propósito despertar a piedade dos fieis para com o Sinal salutar de nossa Redenção, abrindo os Celestes Tesouros das Indulgências, a fim de que, imitando os belos exemplos dos primeiros cristãos, se não envergonhem hoje os católicos de pública e abertamente, munir-se com frequência do Sinal da Cruz, que é o Estandarte da Milícia Cristã.

Eis porque Nós, confiando na misericórdia de Deus Onipotente e na autoridade de seus bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, concedemos, pela forma habitual da Igreja, a todos e a cada um dos fieis de ambos os sexos que fizerem o Sinal da Cruz, contritos ao menos de coração e invocada a Santíssima Trindade, cinquenta dias de Indulgência, pelas penitências que lhes forem impostas ou que por outro motivo tivessem de cumprir. Concedemos além disto, pela misericórdia do Senhor, que estas Indulgências possam ser aplicadas por modo de sufrágio às Almas dos Fieis que morreram em graça.