sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O HOMEM QUE CONSTRUIU SOZINHO UMA CATEDRAL

Um ex-monge espanhol, forçado a abandonar a ordem monástica por problemas de tuberculose, encenou, então, uma tarefa hercúlea e inacreditável: construir sozinho uma imensa catedral dedicada a Nossa Senhora do Pilar, na localidade de Mejorada del Campo, nas cercanias de Madrid.

Justo Gallego Martínez (nascido em 1925) é um agricultor e nunca possuiu formação especializada em arquitetura e construção civil. Ainda assim, praticamente sozinho (com eventual ajuda de alguns voluntários), desde 1963 e por mais de 50 anos, tem dedicado a sua vida exclusivamente à construção do templo, num terreno recebido como herança de família. 

Com a venda e aluguel de outros bens herdados e com a ajuda de doações particulares, adquiriu os materiais de construção e pagou a consulta de especialistas em questões mais complexas da obra (o zimbório da catedral, por exemplo, tem cerca de 40m de altura). Atualmente, com mais de 90 anos de idade, continua firme em sua cruzada particular, consciente de que não terá tempo para concluir a obra monumental, cuja finalização coloca, então, 'nas mãos de Deus'.