quarta-feira, 7 de junho de 2023

BREVIÁRIO DIGITAL - LEGENDA ÁUREA (VIII)


1. Um dia, durante a construção de um mosteiro, os irmãos queriam erguer uma pedra, mas não conseguiam. O grande número de homens que lá se encontrava tampouco o conseguia, quando chegou São Bento, o escravo de Deus, e benzeu a pedra, que pôde então ser erguida com facilidade. Todos entenderam que tinha sido o diabo, sentado sobre a pedra, que não permitira ser anteriormente movida. Quando o muro alcançou certa altura... o antigo inimigo reapareceu e fez derrubar o muro, cuja queda esmagou um jovem monge. Mas o escravo de Deus mandou trazer em um saco o rapaz morto e destroçado, ressuscitou-o com uma prece e mandou-o de volta para o trabalho.


2. Uma noite em que São Bento, o escravo de Deus, olhava por uma janela e orava ao Senhor, viu difundir-se pelo ar uma luz que dissipou todas as trevas da noite. Subitamente pareceu aos seus olhos que todo o mundo estava sob um único raio de sol, e ele viu sendo levada ao Céu a alma de Germano, bispo de Cápua, cuja morte, soube mais tarde, ocorrera no momento daquela visão.

3. Uma outra ocasião em que São Bento visitava sua irmã e estavam à mesa, ela lhe pediu que passasse a noite em sua casa e, como ele não queria aceitar, ela inclinou-se, apoiou a cabeça nas mãos para orar ao Senhor e, quando se ergueu, produziram-se tantos relâmpagos e trovões e a chuva caiu com tanta abundância que não se podia sair fora de casa, embora um instante antes o céu estivesse perfeitamente sereno. Fôra a torrente de lágrimas dela que havia transformado a serenidade do ar em chuva. Contristado, o homem de Deus falou: 'Que Deus todo poderoso te perdoe, minha irmã. O que você fez?' Ela respondeu: 'Eu pedi e você não quis me ouvir; pedi ao Senhor e Ele me ouviu. Saia agora, se puder!' Isso aconteceu para que eles pudessem passar a noite inteira edificando-se mutuamente em santas conversas. Três dias depois de voltar ao mosteiro, ao erguer os olhos, o santo viu a alma da irmã que penetrava nas profundezas do Céu sob a forma de uma pomba; mandou então trazer o seu corpo para o mosteiro, onde foi colocado em um túmulo que ele tinha preparado para si próprio.

(Excertos da obra 'Legenda Áurea - Vidas de Santos, de Jacopo de Varazze)

Legenda Áurea constitui meramente um livro de devoção católica, acessível às pessoas comuns de todas as épocas, sem nenhum propósito de abordagem biográfica da vida dos santos sob o escopo da veracidade ou da confiabilidade histórica. Trata-se, portanto, de uma coletânea de fatos ficcionais e inverídicos (lendários) que, uma vez associados às virtudes heroicas específicas dos diferentes santos da Igreja, tinha por objetivo incrementar a devoção católica do leitor pelos santos para a sua própria santificação pessoal. Alguns deles serão publicados no blog. A excelência dos objetivos e resultados alcançados pela obra pode ser aferida pelo enorme sucesso das muitas e diversas versões e traduções realizadas desde a sua publicação original no século XIII.