sexta-feira, 16 de junho de 2023

O DOGMA DO PURGATÓRIO (LVIII)

 

Capítulo LVIII

Auxílio às Santas Almas - O êxtase de João de Alvernia - O exemplo de Santa Madalena de Pazzi - São Malaquias e sua Irmã Imprudente

Os anais da Ordem Seráfica nos falam de um santo religioso chamado João de Alvernia. Amava ardentemente Nosso Senhor Jesus Cristo e, com o mesmo amor, acolhia as almas resgatadas pelo seu Sangue e tão caras ao seu Coração. Aqueles que sofreram nas prisões do Purgatório tiveram grande intercessão por meio de suas orações, penitências e sacrifícios. Um dia Deus quis manifestar a ele os admiráveis ​​e consoladores efeitos do Divino Sacrifício oferecido no Dia de Finados sobre todos os altares. O Servo de Deus celebrava a missa pelos defuntos naquela solenidade quando foi arrebatado em êxtase. Ele viu o Purgatório aberto e as almas saindo libertadas em virtude do Sacrifício da Propiciação; elas se assemelhavam a inúmeras faíscas que escapavam de uma fornalha ardente. Ficaríamos menos surpresos com os efeitos poderosos da Santa Missa se lembrarmos que ela é o mesmo sacrifício oferecido pelo próprio Filho de Deus na Cruz. É o mesmo Sacerdote, diz o Concílio de Trento, é a mesma Vítima, a única diferença está na forma de imolação: na Cruz, a imolação foi sangrenta e, no altar, é incruenta.

Ora, aquele sacrifício da cruz tem valor infinito; a do altar é, aos olhos de Deus, de valor equivalente. Observemos, no entanto, que a eficácia deste Divino Sacrifício é aplicada apenas parcialmente aos mortos e em uma medida conhecida apenas pela justiça de Deus. A Paixão de Jesus Cristo e o seu Preciosíssimo Sangue derramado pela nossa salvação são um oceano inesgotável de mérito e satisfação. É em virtude dessa Paixão que obtemos todos os dons e misericórdias de Deus. A mera comemoração que dela fazemos por meio da oração, quando oferecemos a Deus o Sangue de seu Filho unigênito, para implorar sua misericórdia - a oração unida e assim fortalecida pela Paixão de Jesus Cristo - tem grande poder junto de Deus. Santa Madalena de Pazzi aprendeu com Nosso Senhor a oferecer ao Pai eterno o Sangue do seu divino Filho, como exortação à Paixão. Ela o fazia cinquenta vezes ao dia e, em um de seus êxtases, viu um grande número de pecadores perdoados e suas almas libertadas do Purgatório por essa prática. 'Cada vez' - Jesus lhe falou - 'que uma criatura oferece ao meu Pai o Sangue pelo qual foi redimida, ela oferece a Ele um presente de valor infinito'. Se tal é o valor de uma oferenda que constitui uma mera exortação à Paixão, o que dizer do Sacrifício da Missa, que é a própria renovação dessa mesma Paixão?

Muitos cristãos não conhecem suficientemente a grandeza dos Divinos Mistérios realizados em nossos altares; a fraqueza de sua fé, juntamente com esta falta de conhecimento, os impede de apreciar o tesouro escondido no Divino Sacrifício e os leva a olhá-lo com uma espécie de indiferença. Infelizmente! Eles verão mais tarde, com amargo pesar, como se enganaram. A irmã de São Malaquias, arcebispo de Armagh, na Irlanda, dá-nos um notável exemplo disso.

São Bernardo, em sua bela 'Vida de São Malaquias', elogia muito aquele prelado pela sua devoção às almas do Purgatório. Quando ainda era diácono, gostava de assistir aos funerais dos pobres e à missa que se celebrava por eles; e acompanhava os seus restos mortais até o cemitério com profundo zelo, tanto maior quando costumava ver aquelas infelizes criaturas negligenciadas após a sua morte. Entretanto, uma sua irmã, movida pelo espírito mundano, julgava que tal prática degradava ao próprio irmão e à toda a sua família por associar-se assim aos pobres. Ele a repreendeu, mostrando que, com o seu comportamento, ela não entendia nem a caridade cristã e nem a excelência do Santo Sacrifício da Missa. Malaquias continuou assim o exercício de sua humilde caridade, limitando-se a responder à irmã que ela havia esquecido os ensinamentos de Jesus Cristo e que um dia se arrependeria de sua linguagem infeliz.

O Céu não deixou impune a temeridade imprudente dessa mulher: ela morreu ainda jovem e foi prestar contas ao Soberano Juiz da vida mundana que havia levado. Malaquias bem que tinha motivos para reclamar da sua conduta mas, diante a sua morte, fez questão de esquecer todos os seus erros e, preocupado somente na salvação da sua alma, ofereceu orações e o Santo Sacrifício pela irmã. Com o passar do tempo, porém, tendo muitos outros por quem orar, ele deixou de concentrar as suas intenções pela alma da irmã. 'Podemos acreditar' - diz Pe. Rossignoli - 'que Deus permitiu que ela fosse esquecida, como punição pela falta de compaixão que ela demonstrou pelos mortos'.

Seja como for, em certa ocasião ela se manifestou ao irmão durante o sono. Malaquias a viu então parada no meio do átrio diante da igreja, triste, vestida de luto e implorando a sua compaixão, por ele a ter esquecido em suas orações nos últimos trinta dias. Ele então acordou de repente e lembrou que, na verdade, fazia trinta dias que não celebrava a missa em intenção da sua irmã. No dia seguinte, ele recomeçou a oferecer o Santo Sacrifício por ela. Então a falecida apareceu para ele à porta da igreja, ajoelhada no umbral, lamentando que ainda não tinha permissão para nela entrar. Ele continuou seus sufrágios. Alguns dias depois, ele a viu entrar na igreja e avançar até o meio do corredor, sem conseguir entretanto, apesar de todos os esforços, aproximar-se do altar. Viu, portanto, que era preciso perseverar ainda mais e , assim, continuou a oferecer o Santo Sacrifício pelo repouso de sua alma. Finalmente, depois de alguns dias, ele a viu junto do altar, vestida com trajes magníficos, radiante de alegria e livre de quaisquer sofrimentos. 'Nisto vemos' - acrescenta São Bernardo - 'quão grande é a eficácia do Santo Sacrifício para remir os pecados, para combater os poderes das trevas e para abrir as portas do Céu às almas que deixaram esta terra'.

Tradução da obra: 'Le Dogme du Purgatoire illustré par des Faits et des Révélations Particulières', do teólogo francês François-Xavier Schouppe, sj (1823-1904), 342 p., tradução pelo autor do blog.