segunda-feira, 25 de julho de 2022

PARA SER UM HOMEM ETERNO... (IV)

 ... SEJA UM CATÓLICO DE VERDADE

Ser católico de verdade é, por princípio, uma enorme e absurda contradição. O católico é aquele que comunga a doutrina de Cristo, que é a Verdade. Então, não existem católicos 'de verdade', nem católicos de quaisquer espécie ou adjetivação complementar, como se fosse possível a existência de hordas de católicos 'de mentira', neocatólicos ou católicos dos tempos atuais. Católicos mais ou menos. Mas, infelizmente, estes são muitos - talvez mesmo uma grande maioria - e, assim, nestes tristes tempos, seja preciso enfatizar os católicos como 'católicos de verdade'.

Ser católico começa em ser crente. Partilhar de crenças que têm como base a fé centrada em Cristo e que implica compartilhar EM TUDO a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo como modelo de pensamento e de vida neste mundo. Isso implica assumir crenças diversas como valores fundamentais. Cremos em Deus Pai criador e todo poderoso. Cremos no Filho de Deus Vivo, Jesus Cristo, que sofreu, morreu e ressuscitou dos mortos, para nos salvar e nos oferecer o dom da vida eterna. Professamos que Jesus é nosso Senhor e Salvador, nosso Pastor e Rei. Cremos no Espírito Santo e na sua operosa intercessão nos tempos em favor das almas e da Santa Igreja. Buscamos moldar a nossa vida em amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a nós mesmos, praticando sempre o perdão, a caridade e a misericórdia. Trabalhamos pela paz e justiça em nosso mundo. Adoramos e louvamos a Deus vivendo uma vida sacramental. Reconhecemos a necessidade do perdão e cremos firmemente que, no sacramento da Reconciliação, encontramos a fonte divina para receber o dom do perdão. Cremos na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, não apenas como um sinal ou símbolo de Jesus, mas como verdadeiro corpo e sangue de Cristo. 

Reconhecemos a oração como prática de vida da intimidade com Deus. Reconhecemos a importância de ler e rezar as Sagradas Escrituras, a palavra viva de Deus.  Reconhecemos a primazia do Papa e respeitamos o ofício do papado como a verdadeira autoridade de ensino da Igreja. Pregamos o Evangelho de Jesus Cristo, tanto em palavras como em ações, particularmente no sentido de viver para os outros, e não apenas para nós mesmos. Somos devotos de Maria, Mãe de Deus, e vemos os santos como verdadeiros exemplos de santidade e de fé. Rezamos e pedimos a intercessão de Nossa Senhora e dos santos em nosso favor. Estamos comprometidos com a proteção de toda a vida humana, desde o momento da concepção até a morte natural. Somos irmãos em Cristo e, como comunidade unida, buscamos respeitar a dignidade de cada ser humano, extirpando quaisquer resquícios de preconceito, opressão, arbítrio, violência ou  injustiça a quem quer que seja.

Mais do que crentes, somos cristãos, porque temos como único modelo Cristo, Aquele que é Caminho, Verdade e Vida e 'cujo jugo é suave e o fardo é leve'. Ser cristão é ser católico, porque a Igreja de Cristo é única: una, santa, católica e apostólica. Se a Igreja de Cristo é única, quaisquer outras igrejas são absolutamente falsas. Se são falsas e dissociadas da Verdade que é Cristo, não são católicas e nem cristãs. 

Como católicos, somos cristãos e somos crentes. Mas, quantas vezes apenas crentes? Crentes que acreditam que, como católicos, nos bastam ser crentes? Crentes de nossas próprias convicções, crentes num modo particular de estabelecer limites e interfaces entre a vida mundana e a vida espiritual? Crentes que podemos ser cristãos diferentes? Crentes num Deus que nos espera compassivo na próxima esquina, forjado pelos nossos interesses ou repentinamente alçado aos dotes de uma solução infinita quando as provações e as intempéries da vida nos jogam no chão? Crentes que o bem feito é fruto e empenho de graças divinas, ainda que seja feito exclusivamente pela moral humana? Onde fica, então, o 'sem Mim, nada podeis fazer?' 

Para ser um homem eterno... seja um católico de verdade. Seja crente, cristão e católico. Professe a Verdade de Cristo em suas palavras, em suas obras, no recolhimento de sua oração, em tudo, com todos, o tempo todo. Sem meias verdades, sem miseráveis concessões. Sem querer moldar Deus e a doutrina de Cristo aos seus interesses e privilégios mundanos, sem maneirismos, sem tibieza, sem indiferentismo, sem covardia, sem presunção. 

Seja intransigente, seja inoportuno em nome da Verdade. Todo o respeito humano vai morrer em pó, toda vaidade humana é fuligem no tempo. Nada disso importa, nada disso produz frutos de graça e de salvação. Só Deus possui as chaves da eternidade e somente nas palavras de Cristo e da Santa Igreja Católica você pode encontrá-las. Somente em Cristo, por Cristo e em Cristo, o católico de verdade pode aspirar a ser um homem eterno.