sábado, 11 de dezembro de 2021

A CAMINHADA DO ADVENTO


1. É o tempo da preparação para o aniversário da vinda do Salvador, causa de novas graças.

2. O Advento é o tempo de preparação para a segunda vinda de Jesus Cristo.

3. No 1º Domingo do Advento, a Igreja se prepara para a vinda do Senhor que ainda tarda - a antífona das primeiras vésperas é: Nomen Domini venit de longínquo.

4. No 2° Domingo, a Igreja espera a vinda do Senhor com ansiedade e quase impaciência - Jerusalem, cito veniet salus tua, quare mcerore consumeris.

5. No 3° Domingo Gaudete, a Igreja celebra com alegria a vinda do Senhor já próxima - Gaudete, Dominus enim propeest

6. No 4.° Domingo, exalta o Salvador: Rorate caeli, desuper, et nubes pluant justum: aperiatur terra, et germinet Salvatorem - Derramai, ó céus, o vosso orvalho do alto e que as nuvens chovam o Justo!

7. O tempo do Advento é marcado por dois elementos distintos: penitência e alegria.

8. Os sinais de penitência são: no ofício não se canta Te Deum; Missa sem o canto do Glória e com paramentos roxos, sem músicas ou órgão, ornatos simples do altar. 

9. Os sinais de alegria são o canto de Aleluia; o vivo desejo da vinda do Redentor nas antífonas ad laudes nos domingos, as Antífonas do Ó cantadas nas vésperas, o Domingo Gaudete, em que os paramentos podem ser cor de rosa e se permitem músicas e órgão.

10. O Advento deve ser vivido em plenitude junto com a Sagrada Família. Caminhemos com Maria e José de Nazaré a Belém e que eles nos abram os corações para os imensos tesouros que Deus reservou para nós neste tempo do Advento.