sábado, 4 de dezembro de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: MATRIMÔNIO ESPIRITUAL


Por que a palavra matrimônio? Devido à natureza indissolúvel desta união. Porque produz confirmação na graça - pelo menos São João da Cruz diz assim. É um contrato irrevogável, uma fé juramentada pela eternidade. Vós, ó meu Deus, sempre amareis a sua Esposa e sempre será amada por ela. A alma interior entende também assim. Ela tem uma percepção íntima disso, que é inerente a ela, mas que ela não pode atestar por completo porque não o pode provar. 

Por outro lado, apesar dessa segurança muito firme de que tem consciência, sobretudo em certos momentos, a alma não acredita que esteja minimamente dispensada das regras da prudência cristã no ritmo cotidiano de sua vida. Vê, pelo contrário, com a clareza das evidências, como é indispensável submeter-se a estas regras e não se desviar em nada dos caminhos da obediência. Deus a toma para si e ilumina aqueles que a guiam e a orientam em seu nome. E ela está em paz.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)