quarta-feira, 18 de setembro de 2019

ATO DE OFERECIMENTO E ACEITAÇÃO PELA MINHA MORTE

'Jesus, Senhor Deus de bondade e Pai de misericórdia, eu me apresento diante de Vós com o coração humilhado, contrito e confuso; imploro a vossa misericórdia para a minha última hora e para o que depois dela me espera. 

Quando meus pés imóveis me advertirem que a minha carreira neste mundo está próxima de terminar: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Quando minhas mãos, trêmulas e entorpecidas, não puderem sustentar mais a vossa imagem crucificada e, a meu pesar, a deixar cair sobre o leito de minhas dores: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Quando meus olhos, já vidrados e ofuscados pelo horror da morte eminente, se fixarem em Vós, com um olhar lânguido e moribundo: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Quando meus lábios, frios e trêmulos, pronunciarem pela última vez vosso adorável Nome e o de vossa Mãe Santíssima: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Quando meu débil coração, oprimido pelas dores da enfermidade, exausto de forças pelos esforços que tiver feito contra os inimigos de minha salvação, estiver tomado dos horrores da morte: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Quando a alma, saindo, abandonar meu corpo e o deixar pálido, frio, sem movimento e sem vida aceitai, Senhor, a destruição de meu ser, como homenagem que presto a vossa divina Majestade, e naquela hora: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Quando, finalmente, minha alma comparecer em vossa divina presença, e ver, pela primeira vez, o esplendor de vossa glória, não a expulseis de vossa presença, mas dignai-Vos recebê-la benignamente, no seio de vossa misericórdia, para que cante eternamente vossas misericórdias; e então, agora e sempre, ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Pelos merecimentos e intercessão de Maria Santíssima, Mãe e Advogada dos pecadores, que espero rogará por mim na hora de minha morte; ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim.

Jesus, Maria e José, eu vos dou meu coração e a minha alma. Jesus, Maria e José, assisti-me em minha última agonia. Jesus, Maria e José, fazei que descanse em paz a minha alma'.

(Santo Antonio Maria Claret)