sexta-feira, 29 de março de 2013

VIA SACRA (ESTAÇÕES XII A XIV)

DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO: JESUS MORRE SOBRE A CRUZ

V. Pelo Sangue e Água emanado do Seu Coração, como fonte de todos os bens:
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Era já mais ou menos a hora sexta quando houve treva sobre a terra inteira até à hora nona, tendo desaparecido o sol. O véu do Santuário rasgou-se ao meio, e Jesus deu um grande grito: 'Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito'. Dizendo isso, expirou (Lc 23, 44-46).
Quando rezo a Via-Sacra, na décima segunda estação sinto uma comoção profunda. Aí reflito sobre o poder da Misericórdia Divina, que passou pelo Coração de Jesus. Nessa chaga aberta do Coração de Jesus encerro toda a pobre humanidade; e certas pessoas, a quem amo em particular (...), todas as vezes que rezo a Via-sacra. Dessa fonte de misericórdia saíram esses raios, isto é, o Sangue e a Água. Eles, com a imensidão da sua graça, inundam o Mundo inteiro... (Diário  - 1309).
Vós morrestes, Jesus, mas uma fonte de vida jorrou para as almas e abriu-se um mar de misericórdia para o mundo. Ó fonte de vida, insondável misericórdia de Deus, envolvei o mundo todo e derramai-Vos sobre nós (Diário - 1319).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!



DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ

V. Pelos tormentos de Sua Mãe quando o recebeu morto entre os braços:
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

Caminhai, meus filhos, caminhai! Quanto a mim, deixaram-me deserta... Coragem, meus filhos, clamai para Deus: Ele vos arrancará ao domínio, à mão dos inimigos. Eu, porém, espero do Eterno a vossa salvação, e do Santo recebi uma alegria: a misericórdia virá logo para vós da parte do Eterno, vosso Salvador (Br 4, 19-22).
Então, vi a Virgem Santíssima, numa indizível beleza, que se aproximou de mim, vindo do altar até o meu genuflexório, estreitou-me ao Seu Coração e disse-me estas palavras:
'Sou vossa Mãe pela infinita misericórdia de Deus. A alma que cumpre fielmente a vontade de Deus é a que mais Me agrada.'
Fez-me compreender que cumpro fielmente todos os desejos de Deus e, dessa maneira, encontrei graças a Seus olhos.
'Sê corajosa, não tenhas medo de dificuldades ilusórias, mas fixa teu olhar na Paixão do Meu Filho e, dessa maneira, vencerás'.
Mãe de Deus, cuja alma estava mergulhada num mar de amargura, olhai para Vossa filha e ensinai-a a sofrer e a amar sofrendo. Fortalecei minha alma, que a dor não a quebrante. Ó Mãe da Graça, ensinai-me a viver com Deus! (Diário - 315).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!


DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO
  
V. Pela pedra que fechou o sepulcro:
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Com efeito, Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos vivos e dos mortos (Rm 14, 8-9).
Ó Deus misericordioso, que ainda me permitis viver, dai-me forças, para que eu possa viver uma vida nova, vida de espírito, sobre a qual a morte não tenha domínio. E renovou-se o meu coração e comecei uma vida nova, já aqui na Terra, uma vida de amor a Deus. Entretanto, não me esqueço de que sou a própria fraqueza; embora não duvide um momento sequer do auxílio da Vossa graça, ó Deus (Diário - 1344).
Tudo por Vós, Jesus; com cada pulsar do coração desejo glorificar a Vossa misericórdia e, na medida das minhas possibilidades, estimular as almas à confiança nessa misericórdia, como Vós mesmo me ordenastes, Senhor (Diário - 1234).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

(clique sobre as imagens para assistir os vídeos)

ORAÇÃO FINAL: Ó Meu amabilíssimo Redentor, ofereço-Vos esta breve meditação da Vossa Sagrada Paixão e Morte, em união com a compaixão da Vossa Bendita Mãe e de todos os Santos. Dai-me um grande arrependimento de todos os meus pecados, perdoai minhas ingratidões e abençoai os propósitos que fiz nesta Via-Sacra. Ó Jesus, para Vós quero viver, para Vós quero morrer, Vosso quero ser no tempo e na eternidade. Assim seja.

Orações pelo Sumo Pontífice: Pai Nosso, Ave Maria e Glória.