quarta-feira, 7 de junho de 2017

BREVIÁRIO DIGITAL - ILUSTRAÇÕES DE NADAL (I)

Jerome Nadal (1507-1580), espanhol de Maiorca, foi um dos dez primeiros membros da Sociedade de Jesus e atuou, em várias missões, como representante direto do fundador da ordem, Santo Inácio de Loyola (1491-1556). O próprio santo solicitou a Nadal compilar um guia ilustrado para meditação orante sobre as cenas e os eventos dos Evangelhos, numa mesma concepção dos seus Exercícios Espirituais. 

A obra, que ficou inacabada, comportou 153 ilustrações, publicadas originalmente em 1593, em um um volume intitulado Evangelicae Historiae Imagines - Ilustrações das Histórias do Evangelho, organizado então em ordem cronológica da vida e do ministério de Jesus. Em 1595, foram novamente publicados em um volume maior, com textos mais extensos e rearranjados de acordo com a ordem das leituras do calendário litúrgico prescrito pelo Missal Romano à época, com o título de Adnotations and Meditationes in Evangelia  - Notas e Meditações sobre os Evangelhos (o título completo desta obra é Adnotations and Meditationes in Evangelia quae in sacrosancto Missae sacrificio toto anno leguntur; cum Evangeliorum concordantia historiae integritati sufficienti).
                                                  (edição de 1593)                          (edição de 1595)

Nas publicações seguintes da sequência da sessão Breviário Digital deste blog, serão apresentadas as 153 ilustrações de Nadal publicadas na obra de 1595, mas na sequência original de 1593, ou seja, na ordem cronológica da vida e do ministério de Jesus. Para fins de um melhor entendimento da obra (que foi pioneira na introdução da perspectiva e que se tornou referência na representação ilustrada das cenas dos Evangelhos), segue abaixo um modelo mais geral do contexto e da organização geral de cada ilustração tal como concebida e elaborada pelo autor.

(clique sobre a imagem para uma melhor visualização)