sábado, 18 de janeiro de 2014

EXORCISMO É 'CONVERSAR COM O DEMÔNIO'?

Os Evangelhos registram vários casos em que o Senhor interagiu com os demônios em estados de possessão, mandando-os se calarem e os expulsando das pessoas de pronto:

Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou: "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!" Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!" (Mc 1, 23 - 25).

O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem? (Lc 4, 33 - 35).

Mal saltou em terra, veio-lhe ao encontro um homem dessa região, possuído de muitos demônios; há muito tempo não se vestia nem parava em casa, mas habitava no cemitério. Ao ver Jesus, prostrou-se diante dele e gritou em alta voz: Por que te ocupas de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te, não me atormentes! Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois há muito tempo que se apoderara dele, e guardavam-no preso em cadeias e com grilhões nos pés, mas ele rompia as cadeias e era impelido pelo demônio para os desertos. Jesus perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Ele respondeu: Legião! (Porque eram muitos os demônios que nele se ocultavam.) E pediam-lhe que não os mandasse ir para o abismo. Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe os demônios que lhes permitisse entrar neles. Ele permitiu. Saíram, pois, os demônios do homem e entraram nos porcos; e a manada de porcos precipitou-se, pelo despenhadeiro, impetuosamente no lago e afogou-se (Lc 8, 27 - 33).


Portanto, Jesus Cristo revela à Santa Igreja como lidar com o demônio diante de suas manifestações: manter distância, restringir às questões básicas (nome e quantidade dos demônios presentes, antecedentes da possessão) e evitar perguntas desnecessárias, particularmente emanadas pela curiosidade e pela vanglória humana, impelir a expulsão imediata e completa das forças diabólicas da pessoa possuída). Tudo o mais é contrário ao exemplo de Cristo e à doutrina católica. É absolutamente despropositado e perigoso estabelecer longos diálogos (em alguns casos, verdadeiras entrevistas) com o demônio durante rituais exorcistas. Nenhum fruto bom pode advir de revelações do pai da mentira, como o próprio Jesus nos alertou:

Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8, 44)

As possessões são fatos permitidos por Deus para revelar a tantos incautos a assustadora realidade do demônio e das suas manifestações. Entretanto, que os cristãos tenham todas as ressalvas possíveis com obras ou textos pseudo-católicos baseados em 'revelações' diabólicas. As palavras de salvação são as de Cristo e, para conhecer a verdade, nos basta o catecismo. Nem por um minuto podem vir da falsidade bestial dos espíritos malignos, paridos pela malícia e capachos da mentira.