sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

SANTA LUZIA E AS LÂMPADAS DA ALMA


'O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!' (Mt 6, 22 - 23).

'Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena' (Mt 18, 9).

'Quem vive casta e santamente é templo do Espírito Santo. Sem a minha vontade, a virtude nada sofrerá. Podes, à força, pôr incenso nas minhas mãos para que eu o ofereça aos ídolos? Isto de nada vale porque Deus, que conhece os corações, não me julgará pelo o que fiz coagida. A violência feita ao corpo não arranca a pureza da alma, se minha vontade não consente. Ao contrário, esta violência me proporcionará duas coroas: a da virgindade e a do martírio' (Santa Luzia).

Santa Luzia foi perseguida durante a época do imperador Diocleciano e martirizada por decapitação. Diz a tradição que ela defendeu de tal forma sua pureza, que teria preferido arrancar os próprios olhos e entregá-los aos carrascos do que se submeter à infâmia de conspurcar a sua castidade a renegar a fé cristã. Neste sentido, ela é comumente representada com os dois olhos arrancados e colocados sobre uma bandeja. 

Na verdade, Santa Luzia não precisou arrancar seus olhos para vencer o pecado, ela os utilizou para ver, além das coisas físicas e materiais, de forma clara e transparente, a própria luz de Deus. É celebrada como a santa protetora da visão, mas muito além da visão física. Ela nos ensina que, como lâmpadas do corpo, os nossos olhos devem refletir em plenitude a luz de Cristo que habita as nossas almas!

Santa Luzia, rogai por nós!