terça-feira, 9 de abril de 2019

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA A QUARESMA (II)

SOBRE OS PECADOS CAPITAIS

Este exame não é a repetição do exame feito para os mandamentos. Aqui trata-se propriamente não de atos isolados, mas de hábitos maus, fonte de pecado. Interroguemo-nos, em primeiro lugar, se combatemos o nosso defeito dominante e se trabalhamos eficazmente para desenvolver as virtudes contrárias.

ORGULHO... desprezo pelos outros, amor próprio, complacência em si mesmo, ambições excessivas, vaidade, arrogância, susceptibilidade, afetação; ser escravo do 'dizem ou pensam de você' e dos modismos.

AVAREZA... vícios contrários aos 7º e 10º mandamentos. Apego excessivo ao dinheiro ou a outras coisas. Não dar esmolas com algo do meu supérfluo.

LUXÚRIA... vícios contrários aos 6º e 9º mandamentos.

INVEJA... inveja da felicidade alheia, dos bens e êxitos dos outros. Alegrar-se com as desgraças do próximo. Ciúmes.

GULA... excesso no comer e no beber, gulodice, embriaguez. Requintes excessivos, abusos de guloseimas. Despesas excessivas à mesa

CÓLERA... falta de autodomínio, exaltação, rancor, ressentimentos, mau humor, movimentos bruscos, grosserias, crueldades.

PREGUIÇA... de levantar de manhã, no trabalho, nas obrigações religiosas; indolência, negligência, moleza, ociosidade. Perdas de tempo com futilidades.


(Do 'Missal Romano Quotidiano', de Dom Gaspar Lefebvre, 1963)