sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A MISSA: SACRIFÍCIO E SACRAMENTO

A Missa tem três partes importantes: o Ofertório, a Consagração e a Comunhão. Na ordem do amor humano, estes correspondem ao noivado, à cerimônia de casamento e à consumação do casamento. Quando um homem torna-se noivo de uma mulher, ele geralmente traz-lhe o presente como um anel precioso, que não é de lata ou de palha, porque estes não têm nenhum valor. Independentemente do quanto ele pôde pagar pelo anel, ele ainda arranca a etiqueta de preço, a fim de que sua amada nunca possa estabelecer uma correspondência entre o preço do presente e do seu amor. Não importa o quanto ele lhe custou, o presente para ele pareceria inadequado. O anel é redondo, a fim de expressar a eternidade do seu amor, que não tem começo nem fim; é precioso, porque é um símbolo da total disponibilidade em dar a sua personalidade para a amada.

A missa também tem um noivado que corresponde ao Ofertório da Missa, em que os fiéis trazem os dons do pão e do vinho, ou seu equivalente, que simulam pão e vinho. Como o anel é um símbolo do amante oferecendo-se à amada, assim também o pão e o vinho são os símbolos de uma pessoa a oferecer-se para Cristo. Isto é evidente em vários aspectos: primeiro, o pão e o vinho tradicionalmente alimentam o homem e lhe dão vida, trazer a substância de representa a vida, é equivalente a dar a si mesmo. Em segundo lugar, a disposição de sacrificar-se pela amada é revelada no pão e no vinho, não há duas substâncias que têm que ser mais transformadas para se tornarem o que são do que o trigo e a uva. Um passa através do Getsemani de um moinho e o outro através do Calvário da prensa antes que possam ser apresentados ao Amado no altar. No ofertório, portanto, sob a aparência de pão e vinho, os fiéis estão a oferecer-se a Cristo.

Após o noivado, vem a cerimônia de casamento em que o amante se sacrifica pela amada, e a amada se entrega com devoção ao amante. O noivo praticamente diz: 'A minha maior liberdade é ser seu escravo. Eu dou a minha individualidade a fim de servi-la'. A união das mãos na cerimônia de casamento é um símbolo da transferência de si mesmo ao outro: 'Eu sou seu e você é meu. Quero morrer para mim mesmo, para viver em você, minha amada. Eu não posso viver para você, a menos que eu desista de mim mesmo. Então eu digo a você: ‘este é o meu Corpo, este é meu sangue'.

Na Missa, os fiéis já estão presentes no altar sob a aparência de pão e vinho. No momento da Consagração da Missa, quando o sacerdote, como Cristo, pronuncia as palavras 'Este é o Meu Corpo' e 'Este é o Meu Sangue', a substância do pão se transforma na substância do corpo de Cristo, e a substância do vinho torna-se a substância do sangue de Cristo. Naquele momento, os fiéis estão dizendo, em um sentido secundário com o padre: 'Este é o meu corpo, este é o meu sangue. Leve! Não quero mais para mim mesmo. A própria substância do meu ser, meu intelecto e minha vontade – Mude! Transubstancie! Para que o meu ego se perca em Ti, para que meu intelecto seja um com a Tua verdade, e a minha vontade seja uma com Teus desejos! Eu não me importo se as espécies ou aparências da minha vida permanecerem, isto é, meus deveres, minha profissão, meus compromissos no tempo e no espaço. Mas o que eu sou substancialmente, eu dou a Ti'.

Na ordem humana, após o noivado e o casamento, vem a consumação do casamento. Todo o amor anseia por unidade. Correspondência por carta ou pela fala, não pode satisfazer esse anseio instintivo de dois corações a se perderem um no outro. Deve, portanto, vir algum momento de grande êxtase em que o amor torna-se profundo demais para palavras, esta é a comunhão do corpo e do sangue com o corpo e sangue na unidade, que não dura muito tempo, mas é uma antecipação do céu.

O ato conjugal é nada além de uma imagem frágil e sombria da comunhão em que, depois de ter se oferecido a nós mesmos sob a aparência de pão e vinho e ter morrido em nosso eu interior, que agora começa a desfrutar dessa união extática com Cristo na Santa Comunhão – uma unidade que é, na linguagem do Thompson, 'uma paixão sem paixão, uma tranquilidade selvagem'. Este é o momento em que os corações famintos comungam com o Pão da Vida; este é o arrebatamento em que se cumpre 'o amor apenas um pouco aquém de todo o amor' e o êxtase que deixa todas as outras como dores de êxtases.

O Sacrifício da Missa pode ser apresentado sob outra analogia. Imagine uma casa que tinha duas grandes janelas em lados opostos. Uma janela fita um vale e a outra para uma montanha elevada. O proprietário pode contemplar ambos e de alguma forma ver que eles estavam relacionados: o vale é a montanha humilhada, a montanha é o vale exaltado.

O Sacrifício da Missa é algo parecido com isso. Cada igreja, de certa forma, olha para um vale, o vale da morte e da humilhação no qual vemos uma cruz. Mas também olha para uma montanha, uma montanha eterna, a montanha do céu, onde Cristo reina gloriosamente. Como o vale e a montanha estão relacionados, como humilhação e a exaltação, de modo que o Sacrifício da Missa está relacionado ao Calvário no vale e com Cristo no céu e nas colinas eternas.

Todos os três, o Calvário, a Missa, e Cristo glorificado no céu são diferentes níveis do grande ato de amor eterno. O Cristo, que apareceu no céu, como o cordeiro morto desde o começo do mundo, em um determinado momento no tempo, veio a esta terra e ofereceu sua vida em redenção pelos pecados dos homens. Em seguida, subiu ao céu, onde o mesmo ato eterno de amor continua, enquanto Ele intercede pela humanidade, mostrando as cicatrizes de seu amor ao Pai celestial. É verdade, agonia e crucificação são coisas passageiras, mas a obediência e o amor que os inspiraram não são. Aos olhos do Pai, o Filho feito Homem ama sempre até a morte. O patriota, que lamenta por ter apenas uma vida para dar ao seu país, teria gostado de ter feito seu sacrifício eterno. Sendo homem, ele não poderia fazê-lo. Mas Cristo, sendo Deus e homem, podia.

A Missa, portanto, olha para trás e para frente. Porque vivemos no tempo e podemos usar somente símbolos terrestres, vemos sucessivamente que não é senão um movimento de amor eterno. Se um rolo de filme fosse dotado de consciência, ele veria e compreenderia a história do filme de uma vez; mas nós não a compreenderíamos até vê-la desdobrada sobre a tela. Assim acontece com o amor com o qual Cristo preparou para a Sua vinda no Antigo Testamento, ofereceu a Si mesmo no Calvário, e agora reapresenta-o como sacrifício na Missa. A missa, portanto, não é outro sacrifício, mas uma nova apresentação da Vítima eterna e sua aplicação para nós. Assistir a Missa é o mesmo que assistir ao Calvário. Mas há diferenças.

Na Cruz, Nosso Senhor ofereceu-se por toda a humanidade; na Missa fazemos aplicação daquela morte a nós mesmos e o nosso sacrifício se une com o Dele. A desvantagem de não ter vivido na época de Cristo é anulada pela Missa. Na Cruz, Ele potencialmente redimiu toda a humanidade; na Missa nós participamos daquela Redenção. O Calvário aconteceu em um momento definido no tempo e sobre uma colina em particular no espaço. A Missa temporaliza e localiza aquele ato de amor eterno.

O sacrifício do Calvário foi oferecido de forma sangrenta pela separação do seu sangue de seu corpo. Na missa, esta morte é mística e sacramentalmente apresentada de modo incruento, pela consagração separada do pão e vinho. Os dois não são consagrados juntos por palavras tais como 'Este é o meu corpo e meu sangue', mas sim, seguindo as palavras de Nosso Senhor: 'Isto é meu corpo' é dito sobre o pão e, depois, 'Este é o Meu Sangue' é dito sobre o vinho. A consagração separada é uma espécie de espada mística dividindo corpo e sangue, que é a forma que Nosso Senhor morreu no Calvário.

Suponha que houve uma estação de rádio eterna que enviou ondas eternas da sabedoria e da iluminação. As pessoas que viveram em épocas diferentes iriam sintonizar nessa sabedoria, assimilá-la e aplicá-la para si. O ato eterno do amor de Cristo é algo que sintonizamos e que aparecem em sucessivas eras da história através da Missa. A missa, portanto, empresta sua realidade e sua eficácia do Calvário e não tem nenhum significado fora dele. Quem assiste à Missa levanta a Cruz de Cristo do solo do Calvário e a planta no centro do seu próprio coração.

Este é o único ato perfeito de amor, sacrifício, gratidão e obediência que podemos sempre prestar a Deus, ou seja, aquilo que é oferecido pelo Seu Divino Filho encarnado. De e por nós mesmos, não podemos tocar o teto porque não somos altos o suficiente. De e por nós mesmos, não podemos tocar em Deus. Nós precisamos de um mediador, alguém que é Deus e Homem, que é Cristo. Nenhuma oração humana, nenhum ato humano de auto-negação, nenhum sacrifício humano é suficiente para perfurar o céu. É apenas o sacrifício da Cruz que pode fazê-lo, e isso é feito na Missa. Como nós oferecemos, nós nos penduramos, por assim dizer, em suas vestes, que arrastam Seus pés na Ascensão, nos agarramos às Suas mãos perfuradas na oferta de Si mesmo ao Pai Celestial. Estando escondidas nEle, nossas orações e sacrifícios têm seu valor. Na Missa estamos mais uma vez no Calvário, ombro a ombro com Maria Madalena e João, e junto aos carrascos que ainda jogam dados sobre as vestes do Senhor.

O sacerdote que oferece o sacrifício apenas empresta a Cristo a sua voz e seus dedos. É Cristo quem é o Sumo Sacerdote; é Cristo quem é a vítima. Em todos os sacrifícios pagãos e nos sacrifícios judaicos, a vítima estava sempre separada do sacerdote. Poderia ser uma cabra, um cordeiro ou um boi. Mas quando Cristo veio, Ele, o Sacerdote, ofereceu-se como vítima. Na Missa, é Cristo que ainda oferece a Si mesmo e quem é a vítima a quem nos tornamos unidos. O altar, portanto, não está relacionado com a congregação como o palco está relacionado a um público no teatro. A mesa da comunhão não é o mesmo que uma ribalta, que divide o drama do espectador. Todos os membros da Igreja têm uma espécie de sacerdócio, na medida em que eles oferecem-se com o Sumo e Eterno este ato de amor eterno. Os leigos participam na vida e no poder de Cristo, pois 'Tu nos fizeste uma raça real de sacerdotes para servir a Deus' (Apoc 5, 10).

A expressão, por vezes usado pelos católicos como 'ouvir missa' é uma indicação de quão pouco se sabe da sua participação ativa, não só com Cristo, mas também com todos os santos e membros da Igreja até o fim dos tempos. Essa ação social da Igreja é indicada em algumas orações da Missa; por exemplo, imediatamente antes da Consagração, Deus é chamado a receber a oferta que 'nós, vossos servos, com o vosso povo santo' e, depois da Consagração, os fiéis mais uma vez dizem: 'nós oferecemos à vossa augusta Majestade, de vossos dons e dádivas'. Todos participam, mas quanto mais perto estamos do mistério, mais nos tornamos um só com Cristo.

Nenhum homem pode chegar à plenitude real de sua personalidade por reflexão ou contemplação, ele tem que agir para fora. É por isso que, através de todas as idades o homem ofereceu a melhor parte do rebanho a fim de indicar a oferta e entrega de si mesmo. Pela imposição de mãos sobre o animal, ele se identificou com ele. Então ele o consumiu, a fim de ganhar alguma identificação com aquele a quem foi oferecido. Na Missa, todos os antigos prenúncios sombrios do sacrifício supremo são cumpridos. O homem imola-se com Cristo, dizendo-lhe para tomar o seu corpo e o seu sangue. Através desta destruição do ego, há um vazio e um vazio criado, o que torna possível para a Divindade preencher o vácuo e santificar o ofertante. O homem morre ao passado, a fim de que ele possa viver no futuro. Ele escolhe estar unido com o seu Rei Divino em alguma forma de morte, para que ele possa participar da sua ressurreição e glória. Assim morrendo, ele vive; castigado, ele não está morto; triste, ele sempre se alegra; entregando o seu tempo, ele encontra a eternidade. Nada é trocado por tudo. A pobreza se transforma em riqueza, e não tendo nada, ele começa a possuir todas as coisas.

(Excertos de 'A Eucaristia: Sacrifício e Sacramento', do Arcebispo Fulton Sheen)