Dos Manuscritos da Irmã Lúcia
Nos manuscritos da Irmã Lúcia, este trecho descreve uma experiência vivida pela testemunha de Fátima, pouco depois de ter sido instada pela Virgem para escrever o texto do Terceiro Segredo (ocorrida no convento de Tuy - na Espanha - em 3 de janeiro de 1944).
"E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e Nele vi e ouvi, - A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, - Ela estremece, montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados - O mar, os rios e as nuvens saiem (saem) dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar, é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!"
"Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia. - 'No tempo, uma só fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!' Esta palavra 'Céu' encheu a minha alma de paz e felicidade, de tal forma que, quase sem me dar conta, fiquei repetindo por muito tempo, - O Céu! O Céu!"