quinta-feira, 16 de março de 2023

SERMÕES DO CURA D'ARS (VII)

SOBRE A MORTE RUIM

Se você me perguntar o que a maioria das pessoas entende por uma morte ruim, eu responderei: 'Quando uma pessoa morre no auge da vida, casada, gozando de boa saúde, tendo riquezas em abundância, e deixando filhos e esposa desolados, não há dúvida, mas que tal morte é muito trágica'. O rei Ezequiel disse: 'Ó meu Deus! É necessário que eu morra no meio dos meus anos, no auge da minha vida!' E o Profeta Rei pediu a Deus que não o levasse naquele momento. Outros dizem que morrer nas mãos do carrasco na forca é uma morte ruim. Outros dizem que uma morte súbita é uma morte ruim como, por exemplo, morrer em algum desastre, morrer afogado ou cair de um prédio de grande altura. E então alguns dizem que a pior coisa é morrer de alguma doença terrível, como a peste ou alguma outra doença contagiosa. 

Pois, meus queridos irmãos, vou lhes dizer que nenhuma dessas mortes é ruim. Contanto que uma pessoa tenha vivido bem, se ela morrer no auge da vida, sua morte não deixará de ser valiosa aos olhos de Deus. Temos muitos santos que morreram no auge de suas vidas. Também não é uma morte ruim morrer nas mãos do carrasco. Todos os mártires morreram nas mãos dos carrascos. Morrer de morte súbita também não é ter uma morte ruim, desde que a pessoa esteja pronta. Temos muitos santos que morreram assim. São Simeão foi morto por um raio em seu pilar. São Francisco de Sales morreu de apoplexia. Por outro lado, morrer de peste não é uma morte terrível. São Roque e São Francisco Xavier morreram dessa forma.

O que torna a morte ruim é o pecado. Ah, este pecado horrível que dilacera e devora neste momento terrível! Infelizmente, não importa onde o pobre e infeliz pecador olhe, ele vê apenas pecado e graças negligenciadas! Se ele erguer os olhos para o Céu, verá apenas um Deus irado, armado com toda a fúria da sua justiça, que está pronto para puni-lo. Se ele voltar o olhar para baixo, verá apenas o Inferno e suas fúrias já abrindo seus portões para recebê-lo. Infelizmente! Este pobre pecador não quis reconhecer a justiça de Deus durante a sua vida terrena; neste momento, ele não apenas o vê, mas também o sente já pressionando sobre ele. Durante sua vida, ele sempre tentou esconder os seus pecados ou pelo menos subestimá-los ao máximo. 

Neste momento, entretanto, tudo lhe é mostrado como à luz do dia. Ele vê agora o que deveria ter visto antes, o que não queria ver. Ele gostaria de chorar por seus pecados, mas não tem mais tempo. Ele desprezou a Deus durante a sua vida; Deus agora, por sua vez, despreza-o e abandona-o ao seu desespero. Escutai, pecadores endurecidos, vós que agora chafurdais, com tanto prazer, no lodo de vosso vício, sem sequer pensar em emendar vossas vidas, que talvez só pense nisso quando Deus vos tiver abandonado, como aconteceu com pessoas menos culpadas do que você. 

Sim, o Espírito Santo nos diz que os pecadores em seus últimos momentos rangerão os dentes, serão tomados por um pavor terrível, ao pensar em seus pecados. Suas iniquidades se levantarão diante deles e os acusarão. 'Ai!' vão chorar neste momento terrível, 'Ai'! De que serve este orgulho, esta ostentação vã e todos aqueles prazeres que desfrutamos no pecado? Tudo está acabado agora. Não temos um único item de virtude a nosso crédito, mas foram completamente conquistados por nossas más paixões.

Foi exatamente o que aconteceu com o infeliz Antíoco que, ao cair de sua carruagem, despedaçou todo o corpo. Ele experimentou uma dor tão terrível em suas entranhas que parecia que alguém as estava arrancando. Os vermes começaram a roê-lo enquanto ele ainda estava vivo, e todo o seu corpo fedia a carniça. Então ele começou a abrir os olhos. Isso é o que os pecadores fazem - mas é tarde demais. 'Ah' - exclamou ele - 'percebo agora que foram os males que cometi em Jerusalém que estão me atormentando agora e corroendo o meu coração'. Seu corpo foi consumido pelos sofrimentos mais terríveis e seu espírito por uma tristeza inconcebível. Ele conseguiu que seus amigos o procurassem, pensando que poderia encontrar algum consolo neles. Mas não. Abandonado por Deus, que dá a consolação, não a encontrou nos outros. 'Infelizmente, meu amigo' - disse a eles - 'caí em uma terrível aflição. O sono me deixou. Não posso descansar um único instante. Meu coração está perfurado pela dor. A que terrível estado de tristeza e angústia estou reduzido! Parece que devo morrer de tristeza e também em um país estranho. Ah, Senhor, perdoe-me! Vou reparar todo o mal que fiz. Vou pagar de volta tudo o que tirei do templo em Jerusalém. Vou apresentar grandes presentes ao templo. Vou me tornar judeu. Vou observar a Lei de Moisés. Vou divulgar a onipotência de Deus. Ah, Senhor, tenha piedade de mim, por favor!' 

Mas a sua doença aumentou e Deus, a quem ele havia desprezado durante sua vida, não tinha mais ouvidos para ouvi-lo. Ele era um homem orgulhoso, um blasfemador e, apesar de suas orações urgentes, não foi ouvido e teve que ir para o inferno. É um castigo doloroso, mas justo, que os pecadores, que ao longo de suas vidas rejeitaram todas as graças que Deus lhes ofereceu, não encontrem mais graças quando gostariam de lucrar com elas. Infelizmente! O número de pessoas que morrem assim aos olhos de Deus é grande. Infelizmente! Quantos desses cegos não abrem os olhos até o momento em que não há mais remédios para seus males! Sim, meus queridos irmãos, sim, uma vida de pecado e uma morte de rejeição! 

Você está em pecado e não quer abandoná-lo? 'Não', você diz. Muito bem, meus filhos, vocês perecerão no pecado. Você verá isso na morte de Voltaire, o notório blasfemador. Escutai com atenção e vereis que se desprezarmos sempre a Deus e se Deus nos esperar durante a nossa vida, muitas vezes, por um justo juízo, Ele nos abandonará na hora da nossa morte, quando gostaríamos de voltar para Ele. A ideia de que alguém pode viver em pecado e desistir de tudo um dia é uma das armadilhas do diabo que fará com que você perca a sua alma, assim como fez com que tantos outros perdessem a deles. 

Voltaire, percebendo que estava doente, começou a refletir sobre o estado do pecador que morre com a consciência carregada de pecados. Ele desejava examinar sua consciência e ver se Deus estaria disposto a perdoá-lo de todos os pecados de sua vida, que eram muito numerosos. Ele contou com a misericórdia de Deus, que é infinita, e com este pensamento consolador em mente, ele trouxe até ele um daqueles padres que ele tanto ultrajou e caluniou em seus escritos. Ele se ajoelhou e fez uma declaração a ele de seus pecados e colocou em suas mãos a retratação de todas as suas impiedades e escândalos. Ele começou a se gabar de ter realizado a grande obra de sua reconciliação. Mas ele estava gravemente enganado. Deus o havia abandonado; você vai ver como. 

A morte antecipou toda ajuda espiritual. Infelizmente! Este infeliz blasfemador sentiu renascer nele todos os seus terrores. Ele gritou: 'Ai, então estou abandonado por Deus e pelos homens?' Sim, infeliz, você está. A sua sorte e a sua esperança estão no Inferno. Ouça este homem ímpio; ele grita com aquela boca manchada de tantos palavrões e tantas blasfêmias contra Deus, sua religião e seus ministros. 'Ah' - exclamou ele - 'Jesus Cristo, Filho de Deus, que morreu por todos os pecadores sem distinção, tem piedade de mim!' Mas, infelizmente! Quase um século de blasfêmia e impiedade havia esgotado a paciência de Deus, que já o havia rejeitado. Ele não era mais do que uma vítima que a ira de Deus engorda para as chamas eternas. Os padres que ele tanto havia ridicularizado, mas que naquele momento ele tanto desejava, não estavam lá. 

Veja-o enquanto ele cai em convulsões e nos horrores do desespero, seus olhos selvagens, seu rosto medonho, seu corpo tremendo de terror! Ele se contorce e vira e se atormenta e parece que quer expiar todas aquelas blasfêmias anteriores com as quais a sua boca tantas vezes foi manchada. Seus companheiros de irreligião, temendo que alguém lhe trouxesse os últimos sacramentos, algo que lhes parecia uma desonra para sua causa, levaram-no para uma casa no campo, e ali, ficou abandonado ao seu desespero...