sexta-feira, 24 de março de 2023

TESOURO DE EXEMPLOS (210/212)

 

210. UM TRABALHO DESTRUÍDO, OUTRO RECOMPENSADO

A natureza é mestra do homem. Há dois insetos muito laboriosos: a aranha e a abelha. A aranha trabalha de manhã e de noite, estende sua teia sutil e anda sem descanso de um fio a outro. Alarga, une, cruza os fios e forma polígonos concêntricos. A abelha, ao contrário, vai de flor em flor, liba o néctar, transformando-o, ao chegar à colmeia, em dulcíssimo mel. Passa o dono da casa e, com a vassoura, destrói furioso o trabalho da aranha; diante do favo de mel, fabricado pela abelha, porém, pára e sorri contente.

Assim é no mundo: todos trabalhamos, uns segundo a palavra de Deus e outros, segundo a palavra do demônio. Mas quando Nosso Senhor passar, destruirá a obra destes e recompensará a daqueles.

211. A ALMA OCIOSA NÃO ENTRARÁ NO CÉU

Como é triste ver um cadáver, frio, inerte, estendido numa cama! Aqueles olhos outrora brilhantes, agora não se movem mais, estão apagados para sempre. Os lábios, antes abertos aos sorrisos e às mais doces expressões do coração, agora estão cerrados e imóveis para sempre. Mais alguns dias e aquele corpo será reduzido a um punhado de pó que o vento poderá espalhar.

Ora, o apóstolo São Tiago diz que, se a nossa fé não estiver acompanhada de boas obras, também ela estará morta (Tg 2, 26). É um corpo que tem todos os meios para agir, para trabalhar, para mover-se... mas não faz nada. Mas, então, que aproveitam os olhos, se não veem? Para que servem os lábios, se não falam? Para que as mãos, se não apalpam?

Façamos o bem enquanto temos tempo, pois como o corpo acaba numa cova, como a planta infrutuosa é cortada e lançada no fogo, do mesmo modo a alma ociosa cairá no inferno. No reino do céu entra somente quem faz a vontade do Pai celeste.

212. QUEM SE HUMILHA...

Quando Santo Hilário chegou, o Concílio já havia começado e os demais bispos estavam reunidos em assembleia. O santo entrou. Todos ocupavam solenemente seus altos assentos e ninguém se moveu, ninguém se levantou para oferecer-lhe o lugar. Então o santo bispo, que se tinha por indigno de estar ao lado dos outros, assentou-se no chão, dizendo humildemente a palavra do profeta: Domini est terra - a terra é de Deus. 

No momento em que o corpo de Santo Hilário, ao assentar-se, tocou a terra, esta ergueu-se de tal modo que colocou o santo à mesma altura dos outros bispos; e todos, vendo o exemplo e o milagre, lembraram se das palavras de Cristo Senhor Nosso: Qui se himiliat exaltabitur - aquele que se humilha será exaltado.

Não nos queixemos se outros nos estimam pouco ou só nos deixam o último posto, ou nos negam aquele pouco mérito que poderíamos ter. Deus saberá exaltar-nos no paraíso.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)